De 21 a 25 de agosto, o folclore estará em pauta no Colégio Vitória-Régia, situado no Cabula, em Salvador. Na instituição, a data é comemorada anualmente, já que faz parte do Repertório Cultural – uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com a orientadora educacional e psicopedagoga da instituição, Solange Argollo, a celebração é fundamental, pois permite que crianças da Educação Infantil e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio valorizem e desfrutem das diversas manifestações artísticas e culturais do país.
“A programação contará com capoeira, roda de samba, brincadeiras folclóricas, lendas, mitos, sem falar nas comidas típicas na hora do intervalo, a exemplo do acarajé. Será realmente uma semana de comemorações às riquezas das tradições e manifestações da nossa amada terra”, detalha Solange Argollo.
A orientadora educacional lembra ainda que o Brasil possui uma das culturas mais ricas do mundo, como a literatura, os pratos típicos, as danças regionais, as tradições e as festas populares. “Por isso, essas celebrações não ficam restritas somente ao mês que é celebrado o Dia do Folclore (22/08). No Vitória-Régia, da Educação Infantil ao Ensino Médio, para muito além do currículo escolar obrigatório, durante todo o ano letivo promovemos ações pedagógicas que evidenciam a riqueza do nosso povo, a exemplo dos projetos Mosaico, Era uma vez, Brilhar, Lá e Cá, África em Todo Lugar, Lá Dentro da Mata, VR Fashion Day, dentre outros”, conclui.
Programação:
21/08
Roda de samba e/ou capoeira
9h às 10h – 2º ao 8º ano (conforme divisões dos intervalos)
Acarajé/abará
2º ao 8º ano (matutino)
22/08
Roda de samba e/ou capoeira
10h às 10h30 – Ed. Infantil e 1º ano
14h às 14h30 – 2º ao 4º ano (intervalos)
15h às 15h30 – Ed. Infantil e 1º ano
Acarajé/abará
1º ano (matutino e vespertino)
2º ao 4º ano (vespertino)
23/08
Roda de samba e/ou capoeira
10h20 às 11h – 9º ano ao Ensino Médio (intervalos)
Acarajé/abará
9º ano ao Ensino Médio (matutino)
OBS:
Ao longo da semana, de 21 a 25 de agosto, haverá ainda brincadeiras, contos e lendas que serão realizados em horários e turnos flexíveis.