O Programa de Pós-graduação em Educação, através do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) da Faculdade de Educação da UFBA promovem o Curso de extensão “Inteligência Artificial e educação” com o professor Pier Cesare Rivoltella da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão/Itália. Contará também com a presença da professora da UFSC, Monica Fanin. A coordenação geral é do professor Nelson Pretto, da FACED/UFBA.
O curso, presencial e em português, será realizado em duas tardes, das 14 às 19 horas, nos dias 5 e 6 de dezembro próximo e acontecerá no auditório da Congregação do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFBA, no Vale do Canela.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da página blog.ufba.br/webgec/inscricoes. Haverá emissão de certificado para os participantes que estiverem presentes nos dois dias.
O Curso
O curso pretende produzir reflexão sobre a atual sociedade dos algoritmos e da Inteligência Artificial. As duas sessões de trabalho estarão focalizadas sobre: 1) perfil atual da sociedade da comunicação (plataformas, mediatização, IoT, dados, algoritmos; logicas comunicativas, econômicas, politicas); 2) história e realidade da Inteligência Artificial (as épocas de desenvolvimento do programa, machine learning e deep learning, probabilidade e previsão, criatividade e decisão; problemas éticos); 3) a AIED (Artificial Intelligence in Education): sentido e espaços; IA e personalização das aprendizagens,
Pier Cesare Rivoltella é graduado em Filosofia e doutor em Ciências da Comunicação. É professor titular desde 2005 na Universidade Católica do Sagrado Coração em Milão/Italia onde leciona Didática e Tecnologia Educacional. É o fundador e diretor do CREMIT (Centro de Pesquisa em Mídia, Inovação e Tecnologia Educacional – http://www.cremit.it) desde 2006. É membro do Conselho do Laboratório de Tecnologia Humana e coordenador do Mestrado em Educação em Mídia da referida Universidade. Em 2013, fundou o Observatório de Mídia e Conteúdo Digital como parte das atividades do projeto SMART FUTURE e é o coordenador do Programa Nacional de Doutorado em Ciências da Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Membro da Sociedade Italiana de Pedagogia e presidente da Sociedade Italiana de Pesquisa em Educação Midiática), da qual foi um dos fundadores. Foi vice-presidente da Sociedade Italiana de Pesquisa Didática. Rivoltella dirige as revistas “REM. Pesquisa em Educação e Mídia” e “EaS: Essere a Scuola”, é co-editor da revista “Scholè: Rivista di Educazione e Studii Culturali” e “Rivista Italiana di Pedagogia dello Sport”. Livros de Rivoltella editados no Brasil, ambos em co-autoria com Monica Fantin: “Cultura Digital e Escola: Pesquisa e Formação de Professores”, pela Papirus, e “Episódios de Aprendizagem Situada e Multiletramentos na Escola, na Pesquisa e na Formação”, pela Editora Appris.
Monica Fantin é Professora Titular no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde realizou seu doutorado. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC realizando pesquisas nas áreas como infância, comunicação e arte, sendo a líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA) na UFSC/CNPq. Esteve como pesquisadora visitante no Departamento de Filosofia da Università Cattolica del Sacro Cuore, Milano (2016) e um estágio de pesquisa na Universidade de Lleída, Espanha, em diálogo com a Università degli Studi Roma Tre, Italia.