De virada Vitória vence Sampaio Corrêa e volta a ficar entre os quatro de cima

No momento você está vendo De virada Vitória vence Sampaio Corrêa e volta a ficar entre os quatro de cima

Por Zédejesusbarreto

Importante triunfo do Leão (2 x 1) no Barradão, pelos três pontos ganhos que colocam o time de volta ao G-4 e pelo retomada da confiança, voltar a vencer era fundamental. Não foi fácil. O time do Maranhão abriu o placar cedo e armou um ferrolho, como de costume. Mas, usando de suas melhores armas e repertório, o Leão virou no segundo tempo, com merecimentos. A bola parada bem ensaiada e a qualidade técnica individual de Wellington Nem e Osvaldo foram decisivos.

 O Leão é o terceiro colocado, colado no Sport ( em quarto, mas tem uma partida a menos), ambos com 28 pontos.

**

 No Barradão

– Noite fria de quarta-feira (24 graus), inverno baiano, chuvoso, 14ª rodada; o Sampaio de São Luiz do Maranhão, ‘Bolívia querida’, lutando para subir na tabela de classificação (em 12º lugar, 16 pontos) e o Leão Baiano querendo voltar ao grupo dos quatro primeiros, o G-4 (é o 5º colocado, com 25 pontos).

 – Gramado nos trinques mas escorregadio, arquibancadas com público meeiro mas  animado e festa em vermelho e preto; O time da casa com seu tradicional uniforme rubro-negro/listras verticais e com homenagens a personagens do 2 de Julho/200 anos da Independência do Brasil na Bahia. E o Sampaio Corrêa de camisetas brancas com detalhes nas vistosas cores – vermelho, amarelo, verde. 

*

 Com bola rolando …

 – O Vitória começou em cima, tentando se impor em casa, ofensivo, mas …

    Gol! 1 x 0 Sampaio Corrêa, aos 4 minutos. Na primeira investida dos maranhenses, bola cruzada da direita por Maurício, rasante, Ytalo antecipou-se, foi mais rápido que Camutanga e desviou, na frente da pequena área, acertando o canto, abrindo o placar, pra emudecer por instantes a galera.

 – Passado o susto, o Leão avançou, tentou empurrar o Sampaio pra trás, na pressão, torcedor reanimado.  Aos 15’, Nem bateu falta de longe, encheu o pé e a bola passou triscando o travessão de Luiz Daniel. E caiu a chuva, de com força, o gramado fica mais pesado. Sem vacilos, pois. O Sampaio fechadinho, buscando o contragolpe.

  Olhe o VAR!

  – Aos 20 minutos, Giovanni Augusto, depois de uma jogada de fundo pela esquerda e um bate-rebate na área do Sampaio, acertou um belo chute da meia lua, a bola bateu no pe da trave e entrou, mas… o VAR pegou uma saída de bola na linha de fundo, no cruzamento inicial de Felipe/ o gol foi anulado, para frustração do torcedor.

 – Aos 25’, Gegê arriscou de longe, campo encharcado, passou com perigo. Assédio rubro-negro, na correria, posse de bola, alçando seguidamente bolas na área inimiga.  Aos 36 e 38 minutos, defesas providenciais e difíceis do goleiro Luiz Daniel, evitando empate. Aos 39’, noutra falta frontal, da intermediária, jogadinha ensaiada e a pedrada de W. Nem para defesa arrojada do goleiro maranhense, já se destacando, trabalhando muito. Os atletas do Vitória buscam, cavam, provocam faltas nas proximidades da área adversária; a bola parada tem sido a melhor jogada de gol do Rubro-negro na competição. O Sampaio resistia. Mais 4 minutos, acréscimos.  Aos 47’, arremate de longe de Giovanni, nas mãos do goleiro.  

  Fim da primeira etapa, intervalo da merenda já com a chuva mais mansa. O Vitória foi melhor, teve as iniciativas, a posse de bola e finalizou muito mais que o adversário, mas … 1 x 0 Sampaio Corrêa no placar, gol de Ytalo no comecinho; foi a única finalização dos visitantes, entrou. Destaque para o goleiro Luiz Daniel, garantiu atrás.  Ao Leão, restava reagir, buscar a virada a todo custo.

 *

 Troca de centroavantes no Vitória: saiu Tréllez, entrou Wélder. Começo de segunda etapa sem chuvas. Torcida animada, incentivando.  O Sampaio de casinha fechada, mas aos 10’ Vinicius achou espaço e arrematou rasteiro para defesa de Lucas Arcanjo, no canto; na sequência, Ytalo ficou de cara e quase ampliou.

 – Gol! 1 x 1, Vitória, aos 16 minutos. Mais um gol de bola parada, repetição. Escanteio cobrado por Nem, da direita, Wagner Leonardo, ele mesmo, de novo, antecipou-se à zaga no alto e desviou de cabeça, empatando, levantando a galera.

– Gol! 2 x 1, Vitória, aos 18 minutos. Welington Nem recebeu livre, em profundidade, pela esquerda e cruzou rasteiro na pequena área; a zaga não tirou e Welder só escorou, decretando a virada.   Justo, pelo volume de jogo do Leão.

 Só então o Sampaio saiu mais pro jogo. O Vitória mais plantado, já administrando o placar e o relógio, gastando tempo, garantindo os três pontos. Sete minutos a mais.  Deu Leão.  

*

 Destaques

– Nem, o mais lúcido e decisivo. Osvaldo pela experiência, e Wagner. Leonardo, o zagueiro goleador – está fora do próximo jogo, suspenso, cartões amarelos.  No Sampaio, o goleiro pegou o que pode. Mas o time recuou demais, chamou o adversário e … se deu mal.

*

Ficha técnica

– O Vitória de Leo Condé: Lucas Arcanjo, Zeca (Pablo), Camutanga, Wagner Leonardo e Felipe Vieira: Gegê, Rodrigo Andrade (Fumaça), Giovanni Augusto (Thiago Lopes); Osvaldo, Tréllez (Welder) e Wellington Nem (Ze Hugo).

– O Sampaio Corrêa, de Márcio Fernandes: Luiz Daniel, Maurício, Gustavo Henrique, Gabriel Furtado e Vitinho (Luis Otávio); Jhony Douglas (Leo Silva), Neto Paraíba (Eloir) e Marcinho; Alyson, Ytalo (Claudinho) e Vinicius Alves (Matheus).  

– Arbitragem de Alisson Furtado, com VAR.

*

 – Pela rodada 15, o Vitória joga contra o Juventude RS, no Sul do País/ Estádio Alfredo Jaconi, domingo, 2 de julho, às 15h30.

*

Rodada 14/ outros jogos:

 – Criciúma 2 x 1 CRB; Chapecoense 1 x 1 Sport Recife; Vila Nova 1 x 0 Tombense;

   Novorizontino 0 x 1 Botafogo SP; Ceará 0 x 0 Avaí (com o resultado, em Fortaleza, o técnico Barroca foi demitido do Vozão); ABC 1 x 1 Atlético GO;

   Guarani 2 x 1 Mirassol; Ituano 0 x 1 Ponte Preta; Londrina 1 x 2 Juventude.

*

Classificação

 – Vila Nova lidera, com 30 pontos; Novorizontino (29), Sport (28, com um jogo a menos); Vitória (28); Criciúma (27); Mirassol 25    – Os cinco primeiros.  

**

 Mundial de Futebol Feminino

  A técnica/treinadora Pia Sundhage convocou na terça-feira as atletas da seleção brasileira que disputarão a Copa do Mundo Feminina 2023, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia, na segunda quinzena de julho.  A relação tem 23 nomes, 11 estreantes em Mundiais, com direito a mais três suplentes, que poderão ser acionadas em caso de lesão das selecionadas.

Eis:

– Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (veterana, do Flamengo) e Camila (Santos);

– Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (única baiana, do Arsenal) e Tamires (Corinthians);

– Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville);

– Atacantes: Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (nossa rainha, veterana, do Orlando Pride).

  O Brasil está no Grupo F e estreia no dia 24 de julho, contra o Panamá, em Adelaide. Depois, joga contra a França, dia 29, em Brisbane;  e contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, em Melbourne – primeira fase, classificatória.

**

 – Pelo Brasileirão Série A o Bahia enfrenta o Grêmio (vice-lider da competição) no sábado, dia 1 de julho, às 18h30, na Fonte Nova. 

   E Viva São Pedro!

Foto: EC Vitória