Definidos os finalistas do Baianão

No momento você está vendo Definidos os finalistas do Baianão

Por Zédejesusbarreto
Finda a fase classificatória de grupos, estão conhecidos os times que disputarão o título de Campeão Baiano 2024: Bahia, Vitória, Barcelona e Jequié são os quatro primeiros colocados. Na fase quadrangular decisiva, o 1º colocado, Bahia, enfrenta o quarto, Jequié. O segundo, Vitória, joga contra o Barcelona, terceiro (o caçula dos times baianos). São jogos de ida e volta, os melhores colocados têm a vantagem de fazer o segundo confronto em casa.  

 Definidos também os dois times que caíram para a Segundona, a Série B do Baianão 2025: Bahia de Feira (surpresa) e Itabuna.

 *

  Os resultados da rodada final da primeira fase:

– Bahia 2 x 0 Jacuipense, Itabuna 0 x 2 Vitória, Atlético de Alagoinhas 1 x 0 Barcelona de Ilhéus; Jacobina 0 x 0 Jequié, Bahia de Feira 5 x 1 Juazeirense.

*

   Ficou assim a classificação:

   – O Bahia, 19 pontos e líder por conta da melhor campanha/triunfos e saldo de gols; O Vitória, também com 19 pontos, em segundo lugar; Barcelona de Ilhéus com 17 pontos, em terceiro, e o Jequié com 14 pontos e melhor saldo de gols que a Juazeirense, também com 14 pontos.

 Seguem o Jacobina (12 pontos), o Atlético de Alagoinhas (10 pontos), o Jacuipense (9). Na degola, o Bahia de Feira com 8 e o Itabuna (6) – ambos caíram para a segundona do Campeonato Baiano em 2025. Mesmo com a goleada surpreendente na partida final, os 5 x1 sobre a Juá, o Tremendão de Feira caiu.

 – A FBF vai definir as datas e horário dos confrontos.    

**

   Na Fonte Nova …

– Tarde limpa de domingo na capital, muito calor, bom público (mais de 27 mil presentes), os donos da casa com a beca tri-colorida, o Jacupa de branco.

  Bola rolando…

  O Tricolor no comando das ações desde o início, dono da bola, atuando inteiro no campo adversário. O Jacupa só arriscava alguma coisa pelos pés de Pablo, Adriano e Jeam.

 – Gol! 1 x 0 Bahia, logo aos 6 min. Tabela com Óscar, cruzamento de Cicinho da esquerda, no chão, Ratão escorou na pequena área.

 Com o tempo passando, o Bahia foi diminuindo o ritmo, o Leão do Sisal gostando, já equilibrando mais as ações, na correria, chutando de longe, alçando bolas na área tricolor. Mas…

– Gol 2 x 0, Bahia, Biel! Aos 38 minutos. Após tabela com Caio Alexandre, Biel livrou-se da marcação, já na área e bateu seco, cruzado, rasteiro, ampliando. Vistoso.

  Aos 42’, em trama pela direita, Biel ficou de frente e arrematou forte, a bola balançou o travessão do Leão de Riachão do Jacuípe. Aos 47’, Óscar quase fez – bateu de direita, forte, bola raspando o travessão. O Bahia melhor, desceu pra merenda com boa vantagem no placar – 2 x 0. O Jacupa lutou, tentou mas finalizou pouco.

  Na retomada, o mesmo panorama. O Tricolor a trocar passes, jogando sério, linhas avançadas, e o Jacuipense dificultando, marcando, Depois dos 20’, Ceni fez as substituições, poupando alguns e dando chance a outros, mas mantendo a pegada.  

 *

– Rogério Ceni escalou o Bahia: Adriel, Gilberto, Samuel Xavier, David Duarte e Cicinho; Sydney (Rezende), Caio Alexandre (Juba) e Yago (Caio Roque); Biel (Roger), Óscar (Ademir), Ratão.

**

No Mário Pessoa, em Ilhéus

– Tempo limpo, o Vitória de branco, o Itabuna de azul.

  Desde o começo, o Leão em cima, fustigando e o Itabuna todo atrás, resistindo. 

– Gol! 1 x 0 Vitória, PK, aos 23minutos. Num chutaço de canhota, cruzado, o goleirão aceitou.  

  Aos 29’, Daniel Jr bateu de fora e acertou a trave de Patyego. Só o Leão atacou na primeira etapa, um placar pequeno diante do domínio rubro-negro. Um Itabuna sem força ofensiva.

  No segundo tempo, a mesma pressão do Leão, os itabunenses suportando apenas, do jeito que dava.

– Gol! 2 x 0, Vitória, Alerrandro, recebendo na área de Osvaldo, girando sobre o marcador, batendo rasteiro, por baixo do goleiro. Aos 18min.

 Substituições por volta dos 30, placar definido, para preservar uns e dar chances (ou minutagens) a outros. O rubro-negro com maior volume de jogo, sem passar sufoco.

E o Leão, cinco anos depois, volta a disputar a fase final do Campeonato Baiano.

*

– Leo Condé escalou o Vitória: Muriel, Zeca, Zapata, Wagner Leonardo (João Victor) e PK; Dudu (William), Rodrigo Andrade, Daniel Jr e Mateusinho (Luan); Osvaldo e Alerrandro (Ze Hugo).  

*

No Carneirão de Alagoinhas

 Tarde quente e nublada, o Atlético Carcará conseguiu marcar na reta final do jogo, venceu de 1 x 0 o Barcelona, a Onça de Ilhéus, e escapou por muito pouco de um rebaixamento. Salvou-se, em casa. Afinal, o Atlético foi, recentemente, bi-campeão, r fez um campeonato, este ano, muito ruim. Ufa! Gol salvador do meia João Carlos.

*

Na Arena Cajueiro

Sol na Princesa do Sertão, e o Tremendão – Bahia de Feira arrasou o Cancão de Fogo,  enfiou 5 x 1 na Juazeirense, mas a goleada na última rodada não evitou a queda do tricolor de Feira, infelizmente. Decepção. .

*

Em Jacobina

– Jacobina 0 x 0 Jequié. O time do sudoeste suportou a pressão e está classificado para o quadrangular final da competição. Deve muito à goleada do Bahia de Feira, que derrubou a Juá.   

**

Nordestão

– O Ba x Vi, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste acontecerá no dia    20 de março, uma quarta-feira, abertura de outono, às 21h30/Fonte Nova.

– Pela 7ª rodada, no sábado, dia 23, às 20h30, Fortaleza x Vitória, na capital cearense.

  No domingo, 24, às 16h, na Fonte Nova, Bahia x Maranhão.

*

Copa do Brasil  

 O Bahia, depois de ter derrotado (3 x 0) o Moto Clube do Maranhão, na estreia,  encara o Caxias, no Rio Grande do Sul, numa terça, dia 12 próximo, às 21h30.

Jogo único, mata-mata, quem perder cai fora.

**

Foto: EC Bahia/Tiago Caldas