Dia Internacional da Conscientização sobre ruído

  • Post category:SAUDE

Na quarta-feira, 24 de abril, se comemorou o Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que 10% da população está exposta a níveis de pressão sonora que potencialmente podem causar perda auditiva induzida por ruído. Em Salvador, a data foi ser lembrada neste dia 25 de abril quando aconteceu o VII Simpósio de Acústica da Sociedade Brasileira de Acústica – Regional Nordeste (Sobrac NE). Foi a primeira vez que a capital baiana vai sediar esse encontro que reúne arquitetos, engenheiros e gestores públicos do país inteiro.

 “É o maior evento de acústica do Nordeste”, salienta a arquiteta Débora Barretto, organizadora local do evento. Participam do encontro profissionais de estados nordestinos como Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará. O simpósio será realizado na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA (rua Minas Gerais, 436, Pituba).

Com palestras e mesas redondas, o encontro abordou a relação entre Acústica & Cidade, no turno da manhã e Acústica & Arquitetura, no turno da tarde. “A Sobrac têm buscado conscientizar a sociedade de que ambientes acusticamente adequados impactam positivamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas”, afirma Ítalo César Montalvão Guedes, coordenador geral da Sobrac Nordeste.

O VII Simpósio teve, também, com uma exposição de materiais acústicos que estará aberta ao público. Mas para participar das palestras e mesas redondas é necessário inscrição prévia. Entre os temas a serem debatidos estão: Cidade e paisagem sonora cultural; O que fazer com o ruído urbano nas áreas habitadas; Vivenciando o ruído hospitalar e Acústica virtual.

“Para o Sinduscon-BA é de forte relevância, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Conscientização sobre Ruídos, estar sediando este evento com empresas parceiras que procuram cada vez mais inovação e expertise visando oferecer conforto para o desempenho dos projetos de construção com soluções acústicas modernas e tecnológicas”, pontua Alexandre Landim, presidente do Sinduscon-BA.

Carta pública contra PL 5100/2019

O presidente nacional da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), Krisdany Cavalcante, vem a Salvador participar do simpósio e será o mediador da mesa que vai debater o tema Acústica e Cidade. Durante o simpósio, a Sobrac vai lançar uma carta pública contrária à aprovação do Projeto de Lei 5100/2019, que está tramitando no Senado e prevê o aumento dos limites de níveis sonoros, emitidos por templos e igrejas, em ambientes urbanos diversos.

“O aumento dos níveis de poluição sonora representa um retrocesso e pode afetar, principalmente, a saúde de crianças e idosos. Além disso, provoca desvalorização imobiliária e um aumento do custo da construção civil. Por isso, a Sobrac é totalmente contrária a essa mudança”, explica Cavalcante.