Dia Nacional da Pessoa com Deficiência: clube de canoagem realiza o “Festival Esportivo Inclusivo”

  • Post category:ESPORTES
No momento você está vendo Dia Nacional da Pessoa com Deficiência: clube de canoagem realiza o “Festival Esportivo Inclusivo”

Gratuito, o evento que acontece no próximo dia 21, na Praia da Preguiça, conta com diversas modalidades esportivas e uma capacitada equipe multidisciplinar para atendimento.

Visando proporcionar um espaço de integração e lazer para Pessoas com Deficiência (PCDs), o clube de canoagem Kaiaulu Va’a realiza o Festival Esportivo Inclusivo, uma homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O evento acontece no próximo dia 21, das 8h às 12h, na Praia da Preguiça.

Com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais capacitados para atender os participantes, o projeto conta com várias modalidades esportivas gratuitas e abertas ao público como aeroboxe, canoa havaiana, vôlei, xadrez, além de aulas de alongamento e treino funcional. No festival ainda haverá uma tenda de massoterapia realizada pelo Massagem às Cegas, grupo de massoterapeutas deficientes visuais e com baixa visão.

Lorena Lago, gestora do Kaiaulu Va’a, reforça a importância de ações voltadas para PCDs. “Nós acreditamos que esporte, saúde, cultura e lazer são para todas as pessoas. Essa ação reafirma mais uma vez o propósito do clube de transformar vidas através do esporte. Então é super importante poder garantir a acessibilidade e o acesso ao mar para as pessoas com deficiência, além de promover uma socialização e integração com a comunidade”.

Com uma ampla rede de apoio, quem marca presença no encontro é Daiane Pina, diretora da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, representando a prefeitura de Salvador. De acordo com ela, as atividades trazem uma experiência acessível e divertida. “Nosso objetivo é promover a inclusão e o engajamento da comunidade de pessoas com deficiência em atividades esportivas recreativas, garantindo uma experiência divertida e acessível para todos os participantes”, reforça.

Em relação aos profissionais que comandam as atividades esportivas estão Carlos Caetano, Lukinhas Jambeiro, Claudia Lima, além de monitores do próprio clube de canoagem. Com mais de 38 anos de experiência, Carlos Caetano será responsável pelas aulas de aeroboxe e alongamento. Em suas aulas, o instrutor combina movimentos de boxe com música, proporcionando uma melhora na coordenação motora, resistência física e saúde mental dos participantes.

Já o atleta PCD Lukinhas Jambeiro será responsável por ministrar aulas de vôlei para o público. Membro da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD) da prefeitura de Salvador, ele também é integrante do Bolsa-Atleta Salvador e se sagrou Campeão Nacional de Vôlei de Praia Surdos em 2023. Além deles, Claudia Lima, que também comanda o grupo Massagens às Cegas, fica responsável pelas aulas de xadrez. A enxadrista é uma referência local no esporte, sendo vencedora do Campeonato do Nordeste FNXDV 2023.

As atividades selecionadas para o projeto passaram pelo crivo da DPCD, sendo reconhecidas como modalidades que promovem a acessibilidade de maneira segura e inclusiva. Os interessados podem se inscrever de maneira gratuita no próprio local do evento. Para isso, basta apresentar um documento de identificação e aproveitar os benefícios da prática de diversas atividades ao ar livre.

O Festival Esporte Inclusivo conta com parcerias da Associação de Remo Salvador (ARS), Rua Sinalizada e da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE) e da Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (CACS).