Ser sincero, muitas vezes não é escolha fácil.
É comum ficarmos em uma situação desconfortável, quando alguém nos pede uma opinião sobre um assunto. Pode ser sobre uma roupa que está usando, por exemplo. A pessoa já comprou a roupa, está vestida, vale a pena dizer que não achou que a roupa valorizou a pessoa, ou não está adequada, se for isto que se acha?
Diante de impasses como este, muitas pessoas tentam adivinhar o que o interlocutor gostaria de ouvir como resposta, para se posicionar de forma a agradá-lo, ainda que não seja a sua opinião de fato.
Poucas pessoas assumem dizer o que realmente pensam. Nestes casos é muito importante a forma de dizer. Uma forma muito direta pode gerar inimizade, porque quem pergunta nem sempre está preparado para a resposta que pode ouvir.
Talvez por isto algumas pessoas dizem o que pensam, quando são perguntados ou não, usando a estratégia da brincadeira. Assim têm a opção de testar a reação do outro diante de sua opinião. Se for desfavorável, há sempre a possibilidade de dizer que não era de fato, o que pensavam, era só uma brincadeira. Mas o que isto revela?
———————————————————-
Ortodontista e Doutora em gestão