“É necessário acabar com a pirâmide social no Carnaval”, afirma vereador

No momento você está vendo “É necessário acabar com a pirâmide social no Carnaval”, afirma vereador

O vereador Sílvio Humberto (PSB) esteve, nesta terça-feira (17), no Observatório da Câmara Municipal de Salvador, localizado no Circuito Osmar (Campo Grande), onde foi homenageado pelo Olodum. Ele afirmou que “é necessário acabar com a ‘pirâmide social’ no Carnaval”.

“Na medida em que está envolvido patrocínio, são os mesmos ganhando dinheiro e os trabalhadores, como ambulantes e cordeiros, lá embaixo, sustentando tudo isso”, protestou o vereador.

“A riqueza precisa ser compartilhada. Mas, infelizmente, Salvador é uma cidade extremamente desigual. Vamos observar a questão racial e constatar quem são os cordeiros e ambulantes”, completou Sílvio Humberto.

Segundo ele, a desigualdade social é estruturada pelo racismo. “Continuamos sendo a capital da afro-conveniência enquanto não se mete o dedo na ferida”, frisou, acrescentando em seguida: “A cultura gera desenvolvimento, mas o dinheiro precisa ser compartilhado”.

“Passarela do Apartheid”

O parlamentar também criticou a Prefeitura pela concessão do alvará para a construção da “Passarela do Apartheid”. 

A estrutura faz a ligação entre o Morro do Ipiranga e um camarote localizado no Circuito Dodô (Barra-Ondina). De acordo com o CAU-BA, a obra foi montada em área pública protegida, inserida no Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (SAVAM), com características de Área de Preservação Permanente (APP) em encosta, integrada ao bioma da Mata Atlântica.

“Essa ‘Passarela do Apartheid’ é um exemplo de como nós, a população negra, somos tratados”, considerou.

Foto: Betto Jr – Secom Salvador