O serviço de Ecocardiografia do HSR (Hospital São Rafael), da Rede D’Or, acaba de receber um prêmio da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A instituição destacou um artigo científico, escrito por profissionais do hospital, com o Prêmio SBC de Publicação Científica, por alcançar a posição de artigo mais lido de 2023 na área de cardiologia, especificamente em imagem cardiovascular. O prêmio anual foi entregue em setembro durante o 79º Congresso Brasileiro de Cardiologia.
O trabalho destacado tem o título “Disjunção do anel mitral: modalidades diagnósticas, implicações clínicas e evolução prognóstica”. É assinado pelo coordenador do serviço de Ecocardiografia do HSR, Alexandre Costa Souza, e tem coautoria dos médicos Marcus Vinicius Silva Freire de Carvalho, Marco André Sales, Suellen Lacerda Bezerra, Jorge Adinon Torreão e Carolina Thé Macêdo.
Todos pertencem ao setor de imagem cardiovascular, que integra o Serviço de Cardiologia e Unidade de Terapia Intensiva Cardiovascular do São Rafael, chefiado pelo médico Rodrigo Morel.
Patologia
Segundo o autor, Alexandre Costa Souza, o trabalho tem como foco uma patologia que ocorre em uma parte do coração conhecido como valva mitral. É uma área que tem função importante e controla o sangue entre duas partes do coração.
“O tema de análise, a disjunção do anel mitral, já é conhecido há cerca de 30 anos, porém estudos recentes têm demonstrado a associação com arritmias e outras complicações cardiovasculares. Quando identificado e tratado a tempo, pode ajudar a prevenir problemas como insuficiência cardíaca ou até mesmo morte”, diz.
O artigo faz uma revisão do que se sabe sobre o assunto, descreve as características da patologia, auxiliando no diagnóstico e na melhor conduta a ser adotada para diagnóstico e tratamento pelos profissionais da área.
Importância
Costa avalia a importância do prêmio para a área de Ecocardiografia e para o HSR: “O reconhecimento nacional demonstra a expertise e excelência do setor com grande influência no desenvolvimento científico e assistencial”.
Ele completa dizendo que a distinção reforça o entendimento que a medicina anda lado a lado com a pesquisa e o desenvolvimento científico. “Essa também é uma constante do hospital, atrelando o saber científico à prática médica, com a capacidade adicional do acolhimento humano que é a marca da nossa instituição”, explica.
O artigo “Disjunção do anel mitral: modalidades diagnósticas, implicações clínicas e evolução prognóstica” está acessível ao público no site da revista de imagem cardiovascular. Link: https://www.abcimaging.org/pt-br/