Edições Sesc publicam o livro “Passageiro de relâmpagos”

  • Post category:CULTURA

As Edições Sesc lançam a publicação Passageiro de relâmpagos: crônicas friccionais e perfis inexatos, um compilado de textos, em sua maioria inéditos, do compositor, poeta e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho. Com mais de 70 anos de carreira, Hermínio conviveu e trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola e Dona Ivone Lara, entre outros. Organizado pela cantora Joyce Moreno e entremeado por caricaturas feitas por Eduardo Baptistão, o livro traz à tona as memórias do autor, a maioria traçando perfis de artistas que conviveram e trabalharam com ele.

“Ao traçar as fisionomias de quem compôs, tocou e cantou a música popular brasileira, Hermínio delineia, simultaneamente, o ambiente cultural do Rio de Janeiro da segunda metade do século XX”. Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Dentre as figuras perfiladas estão grandes nomes da música e cultura brasileira como Elis Regina, Elizeth Cardoso, Cartola, Chico Buarque, Zé Keti, Alaíde Costa, Gonzaguinha, Luiz Gonzaga, Mário Lago, Chico Anysio e outros. Hermínio Bello de Carvalho desenvolve seus textos de forma leve e proporciona uma leitura envolvente, mostrando “um olhar de quem viu e viveu tudo”, como um “Forrest Gump à brasileira”, segundo Joyce Moreno.

“O livro se compõe de crônicas [em sua maioria] inéditas, divididas e interligadas por personagens e assuntos vistos e vividos pelo autor: a música popular, o samba, o jazz, o teatro, a literatura, o jornalismo, a cena cultural. Não são organizadas cronologicamente, mas por assunto, buscando em cada texto a ligação com o anterior e o seguinte. As ilustrações são do genial Eduardo Baptistão, um dos maiores bambas da difícil arte da caricatura”. Joyce Moreno, cantora e organizadora do livro.

“Estas crônicas contêm histórias e estórias, misturam ficção e fricção, perfis exatos e também inexatos e por vezes desfocados, em razão das lentes sujas pelo tempo — mas sem querer explicar o fenômeno, deixando-se nele trafegar, beneficiando-se de seu alumiamento”. Hermínio Bello de Carvalho, autor da obra.

DISCO CATAVENTOS

O Selo Sesc lança no dia 12 de julho o disco digital Cataventos, de Hermínio Bello de Carvalho, e para celebrar a chegada do álbum, o Sesc Pinheiros recebe shows de Hermínio nos dias 15 e 16 de julho. Com direção de produção de Helton Altman e produção musical e arranjos de Lucas Porto, Cataventos conta com sambas, sambas-canção e uma valsa em 15 faixas (12 delas inéditas) de Hermínio Bello de Carvalho ao lado de novos e antigos parceiros, nomes consagrados e revelações da música brasileira.

O trabalho terá show de lançamento no Sesc Pinheiros nos dias 15 e 16 de julho. Com direção e roteiro de Helton Altman, a apresentação trará Hermínio Bello de Carvalho e as participações de Alaíde Costa, Ayrton Montarroyos, Áurea Martins e Vidal Farias. No setlist, músicas do disco como “Louva-a-Deus” (Vidal Assis/Luis Barcelos/Hermínio B. de Carvalho), “Só se for agora” (Lucas Porto/Hermínio Bello de Carvalho), “Cobras e lagartos” (Sueli Costa/Hermínio Bello de Carvalho) e “Pressentimento” (Elton Medeiros/Hermínio Bello de Carvalho), clássicos feitos em parceria com Paulinho da Viola, “Timoneiro”, “Sei lá, Mangueira”) e Dona Ivone Lara (“Mas quem disse que eu te esqueço”), entre outras surpresas.

Vendas online a partir de 4/7 (terça), às 17h. Venda presencial nas unidades do Sesc SP no dia 5/7 (quarta), às 17h.

Ficha Técnica:

Passageiro de relâmpagos: crônicas friccionais e perfis inexatos

Autor: Hermínio Bello de Carvalho

Organizadora: Joyce Moreno

Ilustração: Eduardo Baptistão

Edições Sesc São Paulo, 2023 280 páginas

ISBN Edições Sesc: 978-85-9493-246-4

Preço de capa: R$ 62,00

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play, e pelo portal http://www.sescsp.org.br/loja

SOBRE O AUTOR

Hermínio Bello de Carvalho é compositor, poeta, produtor musical, além de ter colaborado como jornalista e cronista em publicações como O Pasquim.

Foi diretor adjunto da Divisão de Música Popular Brasileira da Funarte durante 13 anos e membro fundador do Conselho de Música Popular do Museu da Imagem e do Som (MIS). É parceiro de ilustres nomes da música brasileira como Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Baden Powell, Dona Ivone Lara, Sueli Costa, Martinho da Vila, Zé Ketti, João de Aquino, Vital Lima, entre muitos outros.

É autor dos livros: Chove azul em teus cabelos (1961), Ária e percussão (1962), Villa-Lobos, uma conferência (1963), Argamassa (1964), João-Amor e Maria, libreto de ópera popular (1967), Amor, arma branca (1973), Bolha de luz (1985), Mudando de conversa (1987), O canto do Pajé, Villa-Lobos e a MPB (1988), Cartas cariocas para Mário de Andrade (1994), Umas e outros (1995), Contradigo (1999), Araca: arquiduquesa do Encantado (2004), Embornal (2005), Áporo Itabirano (2011), Taberna da Glória e outras glórias (2015).

Sua discografia compreende os álbuns: João-Amor e Maria, ópera popular (1966), Sei lá (1974), Pastores da Noite (com Vital Lima) (1978), Alaíde Costa canta Hermínio Bello de Carvalho (1982), Lira do povo (1985), Cantoria (1995), Mestres da MPB (1995), Timoneiro (2005), Áurea Martins Depontacabeça (2010), Isso é que é viver, Hermínio 80 anos (2015), Vidal Assis Álbum de Retratos (2016).

SOBRE A ORGANIZADORA

Joyce Moreno é cantora, compositora, arranjadora e instrumentista. Possui uma extensa discografia, com mais de 30 álbuns lançados e cerca de 400 gravações de suas canções por grandes artistas da MPB — nomes como Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Edu Lobo, Nana Caymmi, Zizi Possi, entre outros.

Recebeu 4 indicações ao Grammy Latino e foi gravada por artistas internacionais como Annie Lennox, Black Eyed Peas, David Sanchez, Jon Lucien, Claus Ogerman, Gerry Mulligan, e Flora Purim. Possui canções em trilhas sonoras de filmes, como O jogador e Legalmente loira, e de animações como o anime japonês Wolf’s Rain.

É autora do livro Fotografei você na minha rolleyflex, um livro de memórias sobre os bastidores da MPB do início de sua carreira.

SOBRE O ILUSTRADOR

Eduardo Baptistão é ilustrador e desenha desde a infância. Formado em Publicidade e Propaganda, publicou seu primeiro desenho em 1985, na Folha de S. Paulo. Posteriormente, trabalhou na redação do Estadão por 22 anos, até 2013. Baptistão recebeu prêmios nacionais e internacionais em diversos salões de humor e de desenho para imprensa. Além de ter trabalhado também para o Jornal da Tarde, colaborou com alguns dos maiores veículos de comunicação do país, como o Le Monde Diplomatique Brasil e as revistas Istoé, Placar, Vogue, Playboy, Sexy, Vip, Imprensa, Quem, entre outras. Fez também diversas ilustrações para livros, discos e outros projetos.

É autor dos livros A Book of Portraits – Selected Works of Eduardo Baptistao, Sketchbook Experience e The art of Baptistão – 30 years.

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Seus títulos estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal Sesc São Paulo, nas principais livrarias e em aplicativos como Google Play e Apple Store.