O Governo da Bahia, por meio da Embasa, entregou no sábado (20) as estruturas para começar a atender duas novas localidades da zona rural do município de Andorinha, no centro norte baiano. A empresa implantou em Ipueira do Meio e Lagoa da Onça cerca de 12 mil metros de rede distribuidora que vão levar água canalizada e tratada para 225 moradores do semiárido. Foram investidos nos dois empreendimentos um montante de R$ 425,5 mil para beneficiar os dois povoados.
Presente na solenidade ao lado do governador, o presidente da Embasa, Leonardo Góes, destaca os investimentos, com recursos próprios, que a empresa tem feito para beneficiar cada vez mais as populações, sejam moradores das cidades ou da zona rural. “Nos dois povoados, as instalações já estão prontas para levar água tratada para quem também mora no campo. É gratificante ver a felicidade de quem nunca teve água nas torneiras e que entende o real valor deste benefício para quem mora no semiárido”, afirma.
As novas localidades atendidas pela Embasa integrarão o sistema integrado de abastecimento que atende as sedes e localidades de Andorinha, Jaguarari, Itiúba e Senhor do Bonfim, que receberam na época da sua inauguração, em 2016, recursos da ordem de R$ 60 milhões, e que hoje beneficia aproximadamente 140 mil pessoas. Ainda na região, a Embasa está em fase de conclusão do sistema de esgotamento sanitário em Senhor do Bonfim, que ao final, vão beneficiar cerca de 5 mil imóveis com coleta e tratamento do esgoto doméstico.