Com o abastecimento de água praticamente universalizado em áreas urbanas, a Embasa vem intensificando o atendimento a localidades rurais em sua área de atuação. De janeiro de 2023 a outubro de 2024, mais de 178 mil pessoas foram beneficiadas, em 781 localidades baianas, situadas em 178 municípios diferentes, com a chegada da água tratada de qualidade em casa. Ao todo, foram mais de 3,6 milhões de metros de tubulações implantados nesse período.
“É uma prioridade do Governo do Estado o atendimento à população rural com água tratada de qualidade e com a regularidade necessária, e a Embasa está atuando para garantir o acesso dessas pessoas às nossas redes”, destaca o diretor de Operação da Embasa no Interior, Gildeone Almeida.
Hoje, no conjunto da área de atuação da empresa, que abrange 368 municípios, a cobertura do abastecimento de água chega a 98% na área urbana e 79% na zona rural. Nas localidades rurais, o acesso ao serviço é mais difícil porque demanda a implantação de tubulações extensas para abastecer um pequeno número de imóveis, dispersos geograficamente. Em conjunto com os municípios, a Embasa vem buscando estratégias para atender a essas comunidades.
Somente na área atendida pela unidade regional da Embasa de Caetité, no sudoeste baiano, 145 novas localidades rurais passaram a contar com água encanada nesse período, beneficiando mais de 27 mil pessoas. “Essa é uma região que tem pouca disponibilidade de água, tornando ainda mais importante esse esforço de atendimento”, observa Gildeone.
Já na região de Barreiras, no norte do estado, 49 localidades rurais passaram a ser atendidas desde 2023. Dentre elas, a comunidade de Barreiras Sul, onde mora a dona de casa Terezinha de Jesus da Silva, que teve sua rotina mudada para melhor com a chegada da água tratada em casa para melhor. “Graças à Embasa, eu agora posso lavar minha louça com água boa, de qualidade”, conta.