Comemorado em praticamente todos os municípios do estado, o São João da Bahia é considerado um dos maiores do Brasil. A Embasa, atenta à tradição nordestina, está com sua estrutura operacional e de atendimento ao cliente preparada para o aumento de demanda registrado especialmente em municípios onde os festejos juninos são mais tradicionais e atraem muitos turistas até o São Pedro, no final do mês.
Em cidades como Cruz das Almas, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Amargosa, Ibicuí, Senhor do Bonfim e Miguel Calmon, que atraem de 50 a 100 mil visitantes durante os festejos, a Embasa, além de ampliar as equipes de plantão, preparou a infraestrutura de produção e distribuição de água tratada para garantir uma boa prestação do abastecimento para moradores e visitantes que vão curtir a festa, com manutenções preventivas nas redes, limpeza de equipamentos e mobilização de pessoal.
“A Embasa organizou a operação de seus sistemas de água e também de esgoto, assim como o atendimento ao cliente, para continuar prestando seus serviços com qualidade nessa época tão importante na cultura do povo baiano”, afirma o diretor de Operação do Interior, Gildeone Almeida.
Em Senhor do Bonfim, por exemplo, o Espaço Gonzagão já está com as ligações provisórias de água e esgoto instaladas para atender barracas, camarote e postos de órgãos públicos envolvidos no apoio à realização do São João na cidade. Técnicos da Embasa já realizaram as manutenções preventivas das redes de água e esgoto nos espaços onde ocorrerão os shows e no entorno da festa, que deve receber cerca de 80 mil visitantes.
Com 10 dias programados de festejos, a empresa intensificou a limpeza e desobstrução de mais de 5 mil metros de redes coletoras de esgoto de Irecê nas últimas semanas. O procedimento faz parte do calendário de ações preventivas realizadas durante o ano, mas foi intensificada nas últimas semanas visando o período junino. No abastecimento de água, as ações preventivas foram direcionadas à Estação de Tratamento de Água (ETA) em Itaguaçu da Bahia. A estação é responsável pelo tratamento da água que chega no município e em mais oito cidades da microrregião.
No sul do Estado, além de Ibicuí, um dos principais destinos da região sul, que deve receber cerca de 45 mil visitantes no período junino, a Embasa também incrementou a produção de água em outras dez cidades da região com festividades programadas, como Itacaré, Ubaitaba, Camamu, Coaraci, São José da Vitória, Itaju do Colônia, Itapé, Itapitanga e São João do Paraíso.
Atendimento ao cliente – Os canais de atendimento estão prontos para atender um eventual acréscimo de demanda durante os dias de festa. Os clientes podem acessar os canais virtuais da empresa 24 horas por dia: teleatendimento 0800 0555 195, Agência Virtual (no site agenciavirtual.embasa.ba.gov.br ou App para celular), e Whatsapp (71 99717-0999).