Empresas devem se adaptar para um melhor posicionamento no ambiente digital

No momento você está vendo Empresas devem se adaptar para um melhor posicionamento no ambiente digital

Com as constantes transformações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo, a presença digital tornou-se indispensável para empresas de todos os setores. Desde as pequenas companhias locais até as grandes corporações multinacionais, ter um canal online efetivo é crucial para alcançar e engajar o público-alvo. 

Por que as empresas devem se adaptar?

De acordo com Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, as empresas que negligenciam a presença digital correm o risco de ficar para trás. “Os consumidores estão cada vez mais conectados, e esperam encontrar informações sobre produtos e serviços online antes de fazer uma compra. Além disso, a pandemia da COVID-19 acelerou ainda mais essa tendência, levando muitas empresas a adotarem estratégias digitais para sobreviver e prosperar”, revela.

Para o especialista, adotar o conceito de omnichannel é mais do que apenas estar presente em múltiplos canais digitais. “Trata-se de proporcionar uma experiência consistente e integrada aos clientes, independentemente do ponto de contato escolhido. Seja por meio do site, redes sociais, aplicativos móveis ou lojas físicas, o cliente espera uma jornada fluida e personalizada”, pontua.

Empresas tradicionais no ambiente digital

Rica Mello acredita que antes de iniciar qualquer estratégia digital, é essencial entender quem são seus clientes e como eles se comportam no universo online. “Os gestores devem realizar pesquisas de mercado, análises de dados demográficos e observar o que seus concorrentes estão fazendo de atrativo”, declara.

Segundo o palestrante, o site é o cartão de visita digital de uma empresa e deve ser responsivo, compatível com dispositivos móveis e ter um design intuitivo. “Além disso, é preciso escolher as redes sociais que são mais populares entre o público-alvo e manter uma presença ativa nesses ambientes, compartilhando conteúdo relevante, respondendo às perguntas dos seguidores e promovendo os produtos ou serviços de forma criativa”, relata.

Outros pontos apontados pelo especialista são:

  • Utilize o marketing de conteúdo – Produza conteúdo de qualidade que agregue valor aos clientes, como blogs, vídeos e infográficos. Isso não apenas atrai tráfego para o site, mas também ajuda a construir autoridade e confiança para a marca;
  • Explore o potencial do e-mail marketing – Essa é uma ferramenta poderosa para alcançar e engajar clientes por meio de campanhas personalizadas com ofertas exclusivas, novidades e conteúdo relevante;
  • Proporcione uma experiência de compra conveniente: É preciso facilitar o processo de compra online, oferecendo opções de pagamento seguras, uma navegação intuitiva e um serviço de atendimento ao cliente eficiente.

Para Rica Mello, posicionar uma empresa no ambiente digital é essencial para garantir sua relevância e competitividade no mercado. “De qualquer maneira, é fundamental acompanhar as tendências do mercado e ajustar as estratégias conforme seja relevante, maximizando a possibilidade de atender todas as necessidades dos clientes”, finaliza.


Sobre Rica Mello

Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro e é uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas de coleta e reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e especialização pela Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas de qualquer lugar do mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é viajar.  Conhece 136 países e almeja visitar todos os países do mundo até 2025.