Com as constantes transformações tecnológicas e mudanças nos hábitos de consumo, a presença digital tornou-se indispensável para empresas de todos os setores. Desde as pequenas companhias locais até as grandes corporações multinacionais, ter um canal online efetivo é crucial para alcançar e engajar o público-alvo.
Por que as empresas devem se adaptar?
De acordo com Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, as empresas que negligenciam a presença digital correm o risco de ficar para trás. “Os consumidores estão cada vez mais conectados, e esperam encontrar informações sobre produtos e serviços online antes de fazer uma compra. Além disso, a pandemia da COVID-19 acelerou ainda mais essa tendência, levando muitas empresas a adotarem estratégias digitais para sobreviver e prosperar”, revela.
Para o especialista, adotar o conceito de omnichannel é mais do que apenas estar presente em múltiplos canais digitais. “Trata-se de proporcionar uma experiência consistente e integrada aos clientes, independentemente do ponto de contato escolhido. Seja por meio do site, redes sociais, aplicativos móveis ou lojas físicas, o cliente espera uma jornada fluida e personalizada”, pontua.
Empresas tradicionais no ambiente digital
Rica Mello acredita que antes de iniciar qualquer estratégia digital, é essencial entender quem são seus clientes e como eles se comportam no universo online. “Os gestores devem realizar pesquisas de mercado, análises de dados demográficos e observar o que seus concorrentes estão fazendo de atrativo”, declara.
Segundo o palestrante, o site é o cartão de visita digital de uma empresa e deve ser responsivo, compatível com dispositivos móveis e ter um design intuitivo. “Além disso, é preciso escolher as redes sociais que são mais populares entre o público-alvo e manter uma presença ativa nesses ambientes, compartilhando conteúdo relevante, respondendo às perguntas dos seguidores e promovendo os produtos ou serviços de forma criativa”, relata.
Outros pontos apontados pelo especialista são:
- Utilize o marketing de conteúdo – Produza conteúdo de qualidade que agregue valor aos clientes, como blogs, vídeos e infográficos. Isso não apenas atrai tráfego para o site, mas também ajuda a construir autoridade e confiança para a marca;
- Explore o potencial do e-mail marketing – Essa é uma ferramenta poderosa para alcançar e engajar clientes por meio de campanhas personalizadas com ofertas exclusivas, novidades e conteúdo relevante;
- Proporcione uma experiência de compra conveniente: É preciso facilitar o processo de compra online, oferecendo opções de pagamento seguras, uma navegação intuitiva e um serviço de atendimento ao cliente eficiente.
Para Rica Mello, posicionar uma empresa no ambiente digital é essencial para garantir sua relevância e competitividade no mercado. “De qualquer maneira, é fundamental acompanhar as tendências do mercado e ajustar as estratégias conforme seja relevante, maximizando a possibilidade de atender todas as necessidades dos clientes”, finaliza.
Sobre Rica Mello
Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro e é uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas de coleta e reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e especialização pela Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas de qualquer lugar do mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é viajar. Conhece 136 países e almeja visitar todos os países do mundo até 2025.