Escritor Diogo Tavares lançou duas novas obras

  • Post category:CULTURA
No momento você está vendo Escritor Diogo Tavares lançou duas novas obras

O jornalista e escritor Diogo Tavares teve um reencontro marcante e bem-sucedido com leitores e amigos baianos na sexta-feira, 18 de julho, às 18h, no bar e restaurante Confraria do França, no Rio Vermelho, em Salvador. O evento, que reuniu um público animado e receptivo, marcou o lançamento de duas obras: a terceira edição do diário de guerra Nós Vimos a Cobra Fumar, do qual é organizador e editor, e o livro A Colônia Real, que retrata o início da grande imigração italiana no Brasil.

Após seis anos vivendo no interior de São Paulo, duas viagens de pesquisa à Itália e uma longa temporada recluso durante a pandemia, Diogo Tavares voltou a lançar um livro em Salvador. Seu último encontro com os leitores na capital baiana havia sido em 2018, quando apresentou a coletânea de crônicas históricas Notícias de uma terra dessemelhante – Ou como o mal da bicha, o enxota cães, o pulga-prenha, o pau cabeludo e muitas outras preciosidades tiveram vez na Bahia.

As obras lançadas, já disponíveis em formato e-book desde o ano passado, agora ganharam versões impressas e têm em comum o vínculo com a história familiar do autor. Nós Vimos a Cobra Fumar foi escrita por seu pai, Italo, tenente da FEB, entre 1944 e 1945, durante a campanha brasileira na Segunda Guerra Mundial. Já A Colônia Real, fruto de anos de pesquisa, narra a história de um dos primeiros núcleos de imigrantes italianos no Brasil e resgata as origens da família de sua mãe, Theodosia Provasi. “Meu pai lutou na guerra a menos de 40 quilômetros de onde ainda hoje vivem parentes da minha mãe, então a Itália também é um elo de ligação entre esses livros”, comentou Diogo Tavares durante o evento.