A segunda edição do livro “Cinderela nos entrelaces da tradição” vem a público mais de vinte anos depois da primeira, publicada pela Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação Cultural do Estado da Bahia em 1998. Resultado de uma pesquisa de mestrado concluída na década de 1990, esta edição vem como uma comemoração e uma homenagem. Comemoração aos mais de trinta anos dedicados ao ensino e à pesquisa na Universidade do Estado da Bahia e homenagem aos pesquisadores que contribuíram com essa trajetória.
Ao longo desses anos, Edil Silva Costa vem estudando o que já nas primeiras experiências como pesquisadora, ainda graduanda, se tornou uma paixão: o conto popular. A pesquisa iniciada na década de 1990 se ampliou e frutificou. Tornou-se referência, passou a figurar no catálogo do conto popular brasileiro organizado pelo saudoso pesquisador Bráulio do Nascimento.
Em sua carreira como professora da Universidade do Estado da Bahia, membro do Grupo de Trabalho Literatura Oral e Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), da Comissão Baiana de Folclore, Edil Silva Costa vem trabalhando em prol da valorização da cultura popular, seguindo o legado deixado pelos pioneiros a quem rende homenagem neste livro.
Edil Silva Costa é Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Professora Titular Plena no Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) e Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica) da Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas. Pesquisadora do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL e do Núcleo de Pesquisa de Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (NUTOPIA).