No mês de celebração da Cultura Nordestina, data escolhida em homenagem ao músico brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o Salvador Shopping recebe uma exposição interativa sobre o artista de uma forma nunca vista. A mostra baseada no livro “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”, de autoria de Paulo Vanderley, pesquisador sobre a vida e a obra do artista.
Desde o dia 12, a mostra gratuita ocupa a Praça Central – Piso L1, com uma média de cem artigos originais da carreira e vida pessoal do ‘Rei’. Durante o período da exposição, ainda será realizada programação diversificada e gratuita no mall com aulão de forró, contação de histórias, shows e orquestra de forró que promete diversão às famílias, bem como o lançamento do livro.
A exposição com aproximadamente 370m², reúne fotos originais do acervo pessoal de Luiz Gonzaga; caixa do box “50 anos de Chão” que foi autografado pelo artista em 1988; entrevista manuscrita a uma revista de Luxemburgo, nos anos 1970; documento original do carro de Gonzaga (modelo Furglaine, da Ford), mais de 40 discos de vinil originais da carreira, lançados de 1958 a 1989, além de um disco de 78 RPM do ano de 1947, contendo o clássico “Asa Branca”; e dez exemplares de revistas dos anos 50 contendo matérias sobre o artista.
Sobre o livro | A obra é resultado de 31 anos dedicados à pesquisa da musicalidade e universo do artista por Paulo Vanderley, com o objetivo de democratizar e compartilhar a história e a arte do Rei do Baião. Com quase 500 páginas, o livro é narrado em primeira pessoa, pelo próprio Luiz Gonzaga, por meio da transcrição de trechos garimpados minuciosamente de mais de cem entrevistas de rádio, TV, apresentações e, ainda, de bate-papos que foram gravados. Os traços do cearense Mestre Espedito Seleiro permeiam o projeto gráfico da obra.