O programa Acelera Iaô, vai ampliar e dinamizar ainda mais a sua atuação ao selecionar três empreendimentos negros interessados em ocupar de forma fixa, gratuitamente, as estações de trabalho no Iaô Espaço de Criação. No formato de parceria, durante um ano cada empreendimento poderá utilizar o espaço físico estruturado com sala multiuso, sala de reuniões, estúdio, estações de trabalho, internet e cozinha colaborativa, na Fábrica Cultural, na Ribeira. As inscrições podem ser feitas, até 06 de agosto, através do site:www.fabricacultural.org.br
Para participar da seleção, as empresas devem atender os seguintes critérios: comprovar de regulamentação jurídica, atuação comprovada em Salvador e/ou região metropolitana, potencial de escalabilidade do negócio, rotina de trabalho que inclua a necessidade de estar em um coworking e visão de negócios que inclua a comunicação como transversal às diferentes áreas e ações do empreendimento. São também de responsabilidades dos empreendimentos ter um CNPJ ativo (MEI ou ME), residir e trabalhar em Salvador, dispor de equipamentos de trabalho e respeito às regras e uso do espaço de forma proativa e amigável.
No Iaô Espaço de Criação, os empreendimentos afros poderão contar ainda com áreas de comercialização de produtos, como showroom e loja colaborativa, além de muitas oportunidades para ampliar os contatos profissionais e negócios. A ação visa aumentar o alcance do Acelera Iaô, em 2023, que no ano passado contemplou mais 1.500 afroempreendedores. O programa é uma iniciativa da Fábrica Cultural que atua na promoção, no fomento, na qualificação e no impulsionamento de negócios pretos baianos e conta com o patrocínio do Grupo Carrefour.
O Espaço de Criação foi reestruturado para receber empreendimento negros de forma continuada, no período de um ano, a começar em 13 de agosto de 2023 à agosto de 2024. As três empresas serão contempladas com o uso gratuito de estação fixa com internet, pontos de energia e mobiliário próprio, trabalhar em ambiente silencioso, seguro, dinâmico e acolhedor, utilizar cozinha colaborativa totalmente equipada, salas para reuniões de equipe, divulgação nos canais de comunicação da Fábrica Cultural e preferência no agendamento dos serviços gratuitos de comunicação e na participação de eventos realizados na sala multiuso. A Fábrica Cultural também disponibilizará o seu endereço fiscal.