Por Hieros Vasconcelos
A Tribuna da Bahia ganhou vida de forma especial no último sábado (13): jornalistas de várias gerações, que passaram pelo jornal, se reuniram em uma feijoada que foi muito mais do que comida e conversas: foi um encontro histórico. Risadas, lembranças, histórias e memórias compartilhadas preencheram o evento, mostrando que o jornal continua vivo na memória e no coração de quem ajudou a construí-lo.
Muitos não trabalham mais na redação, mas todos compartilham a mesma paixão pelo jornalismo, profissão que conta histórias reais, constrói memória coletiva, protege a democracia e ajuda a sociedade a refletir. Quase cinquenta jornalistas reunidos para celebrar e matar a saudade, enfrentando os desafios que se impõem ao jornalismo e combatendo as fake news com rigor, mantendo a missão de informar com coragem e seriedade.
Organizado pelos jornalistas Hieros Vasconcelos e Catiane Magalhães, tendo como chef de cozinha a repórter fotográfica Rita de Cássia Dantas, o encontro nasceu como uma simples confraternização, mas rapidamente se transformou em um evento com grande adesão daqueles que ajudaram a escrever quase seis décadas da história do jornal.
O salão ganhou ares de memória coletiva com duas capas históricas espalhadas pelas paredes: “A luta continua”, de 1989, símbolo da luta pelas Diretas Já, e a imagem de Pelé erguendo a taça da Copa do Mundo. Dois registros que transcendem o jornal e falam da própria história do país: a luta pela democracia e a paixão de um povo pelo futebol.
Entre os presentes estavam Aurora Vasconcelos, Levi Vasconcelos, Berna Farias, Vanda Amorim, Mariacelia Vieira, Fátima Dannemann, Lucia Correia Lima, Paulo Roberto Sampaio, Cleusa Duarte, Chico Araújo, Adriano Vilella, Lilian Machado, Camila Vieira, Lorena Costa, Silvana Blesa, Raiane Veríssimo, Tatiana Ribeiro, Margarida Neide, Carlos Alberto Reis, Lucy Andrade, Paulo Amâncio, Elinelson, Beto Feitosa, César Carmo, Márcia Oliveira, Leidiane Brandão, Roberta Di Pierro, Gerson Brasil, Bernardo Rego, Carolina Parada, Washington de Souza, Janete Freitas, José Carlos do Carmo, entre tantos outros que ajudam e ajudaram a consolidar a trajetória da Tribuna.
Rita de Cássia Dantas, responsável pela deliciosa feijoada e por toda a preparação da comida, aproveitou para deixar disponível seu contato para eventuais trabalhos de fotografia e como chef de cozinha: (71) 98199-7694.
A Feijoada da Tribuna, como foi chamado o evento, fez questão de homenagear dois queridos jornalistas: o ex-editor de Cultura do jornal, Tonny Oliveira, falecido em fevereiro de 2024 e o gradioso fotojornalista Anizio Carvalho, que partiu na madrugada de sábado. Um reencontro – cheio de sabor – que reafirmou o amor pelo jornalismo, pela memória coletiva e pela democracia e deixou no ar uma certeza: na próxima edição, ninguém vai querer faltar. E será ainda mais bonito!
——————————
Jornalista
Foto: Divulgação