A Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), através do seu presidente Mário Conceição (foto), amplia as ações e parcerias com instituições nacionais. A mais recente resulta do primeiro encontro entre a entidade e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
A Federação apresentou diversos projetos de mobilidade em trânsito, seminários, cursos e a instalação do Monumento em Memória das Vitimas de Trânsito na capital daquele estado. Segundo Conceição, “neste contexto, a aplicação e municipalização de trânsito se faz necessário. Com a parceria inédita ampliaremos o diálogo e um novo caminho para normativas e inovações efetivas, implantação e execução de projetos em acordo com as legislações implantadas pela ONU”.
No encontro com o diretor-presidente da Agência, Janine Bruno, teve exposição dos problemas enfrentados no município de Campo Grande e no Brasil em geral. Foi feito convite a ele para participar da abertura do 12º Congresso de Trânsito e Vida e do 8º Congresso Internacional. Os eventos ocorrem em outubro deste ano, em Salvador, com presença da AGETRAN/MS e demais entidades do setor.
Mário Conceição cita ainda que no encontro foram tratados assuntos como troca de tecnologias, técnicas administrativas e pedagogas, além de projetos e cursos. Janine Bruno informa que o Contran é responsável pela execução das leis de trânsito e atendimento direto aos motoristas e proprietários de veículos em todo Brasil. “Entretanto, nunca foram chamados para opinar sobre alterações na legislação ou na criação de novas regras de trânsito e apoios técnicos da Fenasdetran e a AGETRAN. Esta abertura ao diálogo é histórica e essencial para construirmos, todos juntos, um trânsito mais seguro”, acrescenta o presidente da Federação.
Segundo o presidente da AGETRAN, o encontro permitiu apresentar os projetos da Federação sobre temas importantes e mundiais com impacto direto no dia a dia dos Detrans e entidades internacionais de trânsito como é a obrigatoriedade dos exames toxicológicos para motoristas profissionais, implantação de modelo tecnologicamente mais modernos e eficaz.