A um dia do encerramento da 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes, no sul da França, listas com os favoritos para levar a Palma de Ouro já circulam nesta sexta-feira (24), com o Brasil no páreo. O longa de Karim Aïnouz arrancou aplausos da plateia, mesmo se a imprensa francesa esperava mais audácia do diretor cearense.
A poucas horas da entrega da Palma de Ouro, uma certa unanimidade se cria em torno de uma possível vitória do longa “Emilia Perez”, do diretor francês Jacques Audiard. O filme foi ovacionado em Cannes e aclamado pela crítica por sua originalidade – um thriller musical que trata de transidentidade.
A trama se passa no México e conta a história de um poderoso narcotraficante que quer mudar de sexo, mas não quer que ninguém saiba. Para isso, ele quer simular a sua morte e ser submetido a uma operação para virar mulher.
Quem interpreta o criminoso é a atriz transsexual espanhola Karla Sofía Gaston, cuja performance arrancou muitos elogios na Riviera Francesa. O filme de Audiard também tem no elenco duas outras grandes estrelas americanas, Selena Gomez e Zoe Saldanha.
Esse é o décimo longa do Jacques Audiard, que já tem uma Palma de Ouro no currículo, por “Dheepan”, em 2015. Um dos favoritos para levar o prêmio principal em Cannes neste ano novamente, o diretor afirma que, no lugar de levar a estatueta, prefere que Karla Sofía Gaston seja recompensada.
22 filmes na disputa – No total, 22 filmes disputam a Palma de Ouro de longa-metragem, que será entregue na noite de sábado (25). Para a emissora de TV France 24, “Anora”, oitavo filme do cineasta americano Sean Baker, foi o que conquistou as mídias.
A trama trata de uma prostituta que se apaixona e casa com um cliente, filho de um oligarca russo. O filme é comparado pela crítica à comédia romântica “Uma Linda Mulher”, de Garry Marshall, com Richard Gere e Julia Roberts.
“The Girl with the Needle”, ainda sem tradução em português, do sueco Magnus van Horn, é outro dos grandes cotados. A história se passa na Dinamarca, durante a Primeira Guerra Mundial, fala sobre a sobrevivência das mulheres no caos e na pobreza. A trama foca em duas personagens femininas: Karoline (Vic Carmen Sonne), grávida e desempregada, e Dagmar (Trine Dyrholm), que gerencia uma agência de adoção clandestina.
A França tem outro grande representante na corrida pela Palma de Ouro, “A Substância”, dirigido por Coralie Fargeat. O filme de terror trata de uma celebridade hollywoodiana que se recusa a envelhecer, com Demi Moore no papel principal, e chocou o público em Cannes com cenas sangrentas.
Gigantes em Cannes Havia muita expectativa com “Megalópolis”, o novo filme do Francis Ford Coppola, mas o longa foi detonado pela crítica na Riviera Francesa. Para o jornal Le Parisien, o trabalho, aguardado como um testamento deste mastodonte do cinema, “é de uma feiúra infinita”; “com uma estética artificial, sufocante e datada”, resume a revista Télérama. “Denso e chato”, avalia o britânico The Guardian.
Já “Kind of Kindness”, do grego Yorgos Lanthimos, recebeu elogios em Cannes, mas não emocionou as plateias, nem a crítica. Novamente com Emma Stone no papel principal – que recebeu um Oscar pela atuação em “Pobres Criaturas”, o longa é considerado “sóbrio” pelo jornal Le Monde: “com quase três horas, é preciso reconhecer, causa um pouco de dor de cabeça”.
Muito buzz também em torno do longa “The Seed of the Sacred Fig”, sem tradução em português, do iraniano Mohammad Rasoulof. O cineasta escapou da condenação de prisão no Irã por seu engajamento político, fugiu e conseguiu ir a Cannes apresentar o filme, que encerrou nesta sexta-feira (24) a exibição dos longas em competição para a Palma de Ouro em Cannes.
Novo filme de Karim Aïnouz – “Motel Destino”, do cineasta cearense Karim Ainouz, é o único longa latino-americano brigando pela Palma de Ouro. O filme estreou na quarta-feira (22) em Cannes, com um tapete vermelho ao som de forró. Apesar de ter atraído os holofotes, o longa não aparece nas listas publicadas pela imprensa internacional com os nomes dos filmes cotados para levar a Palma de Ouro.
Nas palavras do Karim, “Motel Destino é um thriller erótico que celebra a vida”. O longa conta a história do jovem “Heraldo”, interpretado pelo ator Iago Xavier, que está sendo perseguido por traficantes e encontra refúgio em um motel de beira de estrada no litoral do Ceará. Lá Heraldo inicia uma relação amorosa com uma mulher (vivida pela atriz Nataly Rocha) casada com o dono do estabelecimento (Fábio Assunção).
“Motel Destino”recebeu 12 minutos de aplausos em Cannes e teve repercussão positiva na imprensa internacional. A Vanity Fair afirma que esse é o filme mais “sexy” do festival de Cannes, mas para Variety é o longa “mais político” desta edição do evento. O jornal britânico The Guardian elogia a atuação no filme, mas o jornal francês Le Monde acha que faltou audácia da parte do Karim. Mesmo tom da revista francesa Télérama, que também acha que o Karim poderia ter ousado mais.
Além de “Motel Destino”, o Brasil ainda concorre a uma Palma de Ouro nos curta-metragens com “Amarela”, de André Hayato Saito. Através da personagem Erika (Melissa Uehara), adolescente de origem japonesa, o filme fala sobre a discriminação no Brasil contra pessoas de origens asiáticas.
Do 247