Genival Deolino (PSDB) foi reeleito, neste domingo (6.10), como prefeito de Santo Antônio de Jesus. Segundo a Justiça Eleitoral, com 99,56% das urnas apuradas, o tucano obteve 64,24% dos votos válidos, 37.928 votos. A vice-prefeito é Cristina Santana (União Brasil). Com 18.655 votos de frente sobre o segundo colocado, Dr. Euvaldo (PSD), Genival se transforma no maior fenômeno eleitoral da história política da Capital do Recôncavo, superando a marca de 10 mil votos de vantagem sobre o oponente – fato que nunca ocorreu desde a República, instalada em 1889 no país (veja infográfico anexo).
De uma só tacada, Genival, contabilista e empresário, que nunca havia disputado uma eleição até 2020, derrotou três ex-prefeitos: Dr. Euvaldo (PSD) – duas vezes prefeito, entre 2005 e 2012 – que teve 32,64% dos votos, e que foi apoiado pelos ex-prefeitos Humberto Leite e Rogério Andrade – deputado estadual pelo PSD e derrotado por Genival há quatro anos. O terceiro concorrente nestas eleições foi Edvaldo (PMB), que obteve 3,12% dos votos.
Em sua mensagem de agradecimento pela vitória o prefeito reeleito de SAJ afirmou que vai honrar cada voto recebido. “Eu tenho a consciência de que o resultado das urnas é a aprovação do povo ao nosso trabalho, mas garanto que vou procurar aperfeiçoar o que ainda não está bom e trabalhar ainda muito mais. Saio deste domingo com um peso muito maior de responsabilidade. O que o povo de SAJ me deu, com mais esse voto de confiança, o meu saldo devedor só faz aumentar para com uma terra que me deu tudo. É uma dívida já impagável, que só vou tentar amortizar nos próximos quatro anos, com o meu amor, a minha dedicação, o meu trabalho”, disse o prefeito reeleito da “Capital do Recôncavo”.
Em sua mensagem, Genival também agradeceu ao prefeito ACM e aos deputados Alan Sanches, Adolfo Viana, Félix Mendonça, Roberta Roma, Rogéria Santos, Raimundo da Pesca e José de Arimateia; candidatos a vereador e vereadores eleitos; radialistas, jornalista e editores de blogs; e coordenadores de campanha, na comunicação e marketing, no financeiro, no jurídico, nos eventos, na mobilização, com menção especial a seu cunhado Ditinho, um dos coordenadores da campanha. E fez questão de ressaltar o trabalho “das meninas das bandeiras, motoristas, seguranças, pessoal de logística e apoio e locutores”.
No pleito deste ano, Genival Deolino integra a coligação “Pronto para Continuar Avançando”, que é composta por sete partidos: PSDB • PDT • UNIÃO BRASIL • REPUBLICANOS • PRD • PODEMOS • CIDADANIA.