A devoção a Santa Bárbara, profundamente enraizada na cultura popular de Salvador, primeira capital do Brasil, atravessa o Atlântico. A partir desta sexta-feira, dia 7 de novembro, até 14 de dezembro, o Museu de Lisboa – Santo António, tradicional na capital portuguesa, apresenta a exposição Bárbara – O Poder da Fé, dedicada a essa tradição luso-afro-brasileira com 384 anos de história. Originária de Portugal, a festa retorna às suas raízes, levando consigo as influências afro-brasileiras que a transformaram ao longo de mais de três séculos. A mostra integra o projeto Vermelho de Fé: Circulação Cultural entre Bahia e Portugal, iniciativa que reafirma os laços históricos e culturais entre os dois países, com apoio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do Edital de Mobilidade Cultural 2025.

A exposição reúne fotografias, vídeos e uma instalação expográfica para mostrar ao público europeu a força da devoção baiana. A essência da Festa de Santa Bárbara é retratada através das lentes dos fotógrafos brasileiros Adenor Gondim, Elói Corrêa, Lúcia Correia Lima, Manu Dias e Margarida Neide. O projeto tem coordenação da jornalista Shirley Pinheiro, curadoria da arte-educadora Adelina Rebouças e produção executiva de Antonio Moreno.
A abertura está marcada para o dia 7 de novembro, às 18h30, com palestra do pesquisador brasileiro Vagner Rocha, diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Mattos, doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia e autor da tese Salve Bárbara! Caminhos de uma festa popular na Cidade da Bahia.

Para realização da mostra, seus criadores (Shirley Pinheiro, Adelina Rebouças e Antônio Moreno) foram além do encantamento e devoção à santa. O ponto de partida foi o estudo do jornalista Geraldo Moniz de Aragão para o mestrado em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Em seguida, o tema foi aprofundado com as pesquisas antropológicas de Cleidiana Ramos e Vagner Rocha para suas teses de doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Outras imprescindíveis informações foram obtidas com devotos, registros da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, realizadora da festa, e feirantes da Feira de São Joaquim.
Projeto Vermelho de Fé: Circulação Cultural Bahia–Portugal
Além da exposição Bárbara – O poder da Fé, o projeto Vermelho de Fé: Circulação Cultural entre Bahia e Portugal a partir da Festa de Santa Bárbara inclui também a palestra de abertura e o encontro internacional O Culto de Santa Bárbara em Portugal e no Brasil. O encontro online está confirmado para o dia 2 de dezembro, com a participação de estudiosos conceituados dos dois países: Vagner Rocha, Cleidiana Ramos e Zulu Araújo (Brasil) e Maria de Fátima Reis e Nelson Campos (Portugal).
Paralelamente, também será realizada, no Brasil, a oficina de arte Santa Bárbara – Tradição, Arte e Território, no Colégio Estadual Azevedo Fernandes, que fica situado no Largo do Pelourinho, mesmo local onde acontece a Festa de Santa Bárbara em Salvador. Com coordenação da arte-educadora Adelina Rebouças, a oficina é voltada para estudantes com o objetivo de aproximar os jovens de seu patrimônio cultural.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO
Bárbara – O Poder da Fé
7 de novembro a 14 de dezembro de 2025
Museu de Lisboa – Santo António
Largo de Santo António da Sé, 22 – Lisboa, Portugal
Fotografia: A essência da Festa de Santa Bárbara através das lentes dos fotógrafos brasileiros Adenor Gondim, Eloi Corrêa, Lúcia Correia Lima, Manu Dias e Margarida Neide.
Vídeo: Registros da celebração pela TV Educativa da Bahia, TV Ufba – Universidade Federal da Bahia e Ipac – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.
Instalação: Oferendas, vestimentas, adornos, instrumentos musicais e elementos simbólicos da paisagem espiritual e cultural da festa.
REFLEXÃO
Palestra: Festa de Santa Bárbara: Património de Fé do Povo Baiano, com Vagner Rocha, Doutor em Estudos Étnicos e Africanos (Ufba), autor da tese Salve Bárbara! Caminhos de uma festa popular na Cidade da Bahia.
7 de novembro de 2025
Museu de Lisboa – Santo António, Lisboa, Portugal
Encontro internacional online: O Culto de Santa Bárbara em Portugal e no Brasil. Diálogo intercultural com estudiosos dos dois países: Vagner Rocha, Cleidiana Ramos e Zulu Araújo (Brasil) e Maria de Fátima Reis e Nelson Campos (Portugal).
2 de dezembro de 2025


