Para encerrar o Mês da Consciência Negra de forma enriquecedora, o Hub Salvador , em parceria com a Farol Negro Comunicação e Cultura , realiza o evento “Black Talk Show – Do Pitch ao Investimento”, na próxima sexta-feira, 29, a partir das 14h, com entrada gratuita. A tarde será marcada por uma programação diversificada de painéis, discussões e a valorização do empreendedorismo negro, com foco em novas oportunidades de negócios.
O evento será ponto de encontro para empreendedores, investidores e todos aqueles interessados em discutir e fomentar o afro empreendedorismo em Salvador e em todo o estado da Bahia. Segundo Romero Mateus, fundador e diretor-executivo da Farol Negro, organizador do evento em parceria com o Hub Salvador, “a proposta é criar um espaço de impulsionamento de marcas negras e afro negócios, permitindo a transmissão de informações fundamentais para o desenvolvimento desses empreendimentos”.
O Black Talk Show começa com o painel ‘Afronegócios em Movimento’ , que abordará o fomento aos negócios de empreendedores negros. Será um momento para discutir como o empreendedorismo negro tem ganhado força e quais os desafios e as oportunidades que estão surgindo nesse cenário. Os convidados são Karine Santos (Wakanda Educação); Mestre Roxinho (Instituto Bantu); Carlos Átila (Agô Raíz), Juliana Lima (Amuu) e Bárbara Aguiar (Yalode), com mediação de Romero Mateus (Farol Negro).
No Painel 2, ‘Do Pitch ao Investimento’ especialistas compartilharão suas visões sobre como transformar boas ideias em investimentos concretos, abordando desde a construção do pitch até a concretização do apoio financeiro e institucional. Convidados: Karine Santos (Wakanda Educação); Gabriel Salgado (Banco do Nordeste); João Alexandre (IFBA); Mediador: Romero Mateus (Farol Negro).
Uma das atrações mais movimentadas do evento, o Afropitch permitirá que empreendedores negros apresentem suas ideias de negócios para um grupo de especialistas. “Será o momento de aprimorar essas apresentações rápidas, com feedback dos analistas, para que os afros empreendedores possam estar preparados quando estiverem diante de investidores”, comenta o sócio da Farol Negro.
Analistas: Gabriel Salgado (Banco do Nordeste); Bárbara Carole (Wayra); Antonio Rocha (Hub Salvador), com mediação de Romero Mateus (Farol Negro). Participantes: Transforme-se (Elma Pimentel e Thais Trindade); Vozes Ancestrais (Monalay); Cine Mulher de Negócios (Karla Calazans); Plataforma Petconnect (Dijara Santos); ÓiaFia! (Flávio Cardozo); 4urdefense (Joyce Dantas); Captar (Diane Souza); SeClick (Andréa Santos); Mediador: Romero Mateus (Farol Negro).
Para encerrar a programação, o evento contará com um Happy Hour , proporcionando um ambiente descontraído para o networking e o fortalecimento das conexões entre os participantes. O Black Talk Show será uma oportunidade de proporcionar conhecimento e entretenimento para quem vive os desafios do afroempreendedorismo. “Não são apenas as pessoas negras que sofrem com o racismo, mas também seus empreendimentos. O preconceito, muitas vezes, se manifesta em formas sutis, mas igualmente prejudiciais”, afirma Romero Mateus.
“Assim como uma pessoa negra muitas vezes não é contratada em uma empresa por ser negra, um negócio liderado por uma pessoa negra também sofre barreiras”, comentou o sócio da Farol Negro. Para ele, o que está em jogo é um processo de reparação histórica, que vai além de políticas públicas e exige mudanças estruturais no mercado.
Romero enfatiza a importância da criação de uma rede de apoio entre empreendedores negros, destacando o potencial de crescimento coletivo a partir da união e do compartilhamento de recursos e informações. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) é responsável pelo acompanhamento da gestão do Hub Salvador.
Serviço:
Data: 29 de novembro de 2024
Horário: A partir das 14h
Local: Hub Salvador
Informações: @hubsalvador