O Hub Salvador dá um passo importante em direção ao fortalecimento do ecossistema de inovação da capital baiana ao anunciar as 10 startups e empresas selecionadas para o 1º Ciclo de Aceleração 2024/2025. O processo seletivo contou com a participação de mais de 80 ideias inovadoras inscritas, com foco na busca de soluções em áreas como inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), educação, fintechs, sustentabilidade (ESG), inclusão e diversidade.
As selecionadas são: Clube Tona, EQWETI, Trazfavela, Acelera ESG, 4urdefense, DGTAX, WasteZero, DROME, Expertize e ÓiaFia. Cada uma delas se destacou por sua proposta única de valor e potencial de impacto social e econômico. “Estamos muito felizes com a adesão ao nosso chamado. As empresas escolhidas terão todo o suporte do Hub Salvador para acelerar e impulsionar seus negócios, e certamente irão revolucionar o ecossistema de inovação e empreendedorismo da capital baiana”, destacou o coordenador executivo do Hub Salvador, Antônio Rocha.
O Ciclo de Aceleração é realizado em parceria com a Wayra, o hub de inovação da Vivo – Telefônica Brasil, que é um dos maiores da Europa e América Latina. Além disso, conta com o apoio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI Ilhéus), da Softex Nacional e da Inventivos, uma plataforma reconhecida por fomentar o crescimento de negócios da nova economia.
Nova gestão
A nova gestão do Hub Salvador tem como missão se tornar um grande guarda-chuva para o ecossistema de inovação em Salvador, na Bahia e na região Nordeste. A ideia é integrar diversos atores, como universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, entidades empresariais, empresas, startups, investidores etc.
“O Hub é um equipamento dinamizador de inovação. É um ambiente que propicia oportunidades para pessoas interessadas em empreender de forma criativa e diferenciada,” explica Rocha. “Queremos que o Hub represente a diversidade de Salvador, proporcionando um espaço onde todos se sintam incluídos”, explica.
Diversidade
De acordo com o coordenador executivo, a nova gestão do Hub Salvador se compromete em tornar o equipamento um espaço que não apenas promova inovação, mas que também reflita a realidade da população local. “Com 80% da população baiana sendo negra (80,8% da população se autodeclara preta ou parda, segundo o IBGE) e 70% dos empresários da cidade pertencendo a esse grupo, a inclusão é uma prioridade. O Hub busca garantir que vozes diversas sejam ouvidas e representadas no ecossistema”, ressalta Rocha.
O futuro do Hub Salvador é promissor. Com a estruturação de um ecossistema robusto e atrativo, a expectativa é que investidores (as) se sintam motivados (as) a apoiar as startups locais. “A missão do Hub é promover empreendimentos inovadores para a cidade de Salvador, através de oportunidades que conectem universidades, empresas e investidores, dentre outros atores,” afirma Rocha.
Com um ambiente que estimula a criatividade e a inovação, o Hub Salvador está pronto para se consolidar como um ponto de referência para o empreendedorismo na Bahia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Parcerias Estratégicas
A nova gestão do Hub Salvador, que é um equipamento da Prefeitura, é capitaneada pelo CEPEDI Ilhéus e tem como parceiros estratégicos a Softex Nacional – principal promotora de políticas públicas para o ecossistema de tecnologia do Brasil – e da Inventivos.
Fundada em 2020 por Monique Evelle e Lucas Santana, a Inventivos é reconhecida como uma das principais plataformas de formação do País; já investiu mais de R$ 3 milhões em startups e hoje tem 12 empresas em seu portfólio. “Nosso plano é Salvador, a Bahia e o Nordeste. Vamos buscar o protagonismo do ecossistema de inovação, que valoriza a diversidade, a inclusão, novas ideias e trocas reais”, comenta Monique Evelle.
SOBRE O HUB SALVADOR – “Inovação, empreendedorismo e tecnologia em um só lugar. O Hub Salvador é uma comunidade referência no Nordeste e no Brasil, reunida em um ambiente ideal para trocar conhecimento e impulsionar novos negócios. São mais de 6 anos de história sendo reconhecido como um dos dez melhores hubs de inovação do Brasil e o maior do Nordeste. Até hoje, mais de 400 eventos foram realizados, dentre eles 100 eventos proprietários e/ou co-realizados. O espaço possui mais de 3.000 metros quadrados e mais de 400 estações de trabalho, além de 12 salas de reunião, um auditório com capacidade para 80 pessoas, estúdio de produção audiovisual, espaço de convivência e café.”