Atualização de maneira prática, acessível e objetiva. Essas foram as palavras mais repetidas pelos participantes para definir o II Simpósio de Emergências Cardiológicas e Cardiointensivismo, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, regional Feira de Santana (SBC-Feira). O evento foi realizado no sábado (13), no hotel Atmosfera, e reuniu alguns dos principais nomes da cardiologia brasileira em ricas discussões com profissionais da área de saúde e estudantes. O auditório se manteve lotado ao longo de toda a programação.
Síndromes coronariana, parada cardíaca, insuficiência cardíaca, hipertensão, arritmia e cuidados com a terapia intensiva foram alguns dos temas abordados por médicos como Fábio Bulhões, Renata Nunes, Edval Gomes e Gilson Feitosa Filho, este presidente da SBC-Bahia.
Para os estudantes, o simpósio é uma grande oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ana Carolina Pedreira destacou que a troca com profissionais experientes possibilitam um preparo maior para quem ainda vai atuar na saúde, como é o caso dela. Mateus Xavier, que também é estudante, concorda: “A gente consegue ter uma visão de como é a vivência na prática hospitalar. Os palestrantes trouxeram fatores muito importantes sobre assistência aos pacientes”.
Ao parabenizar a SBC Feira pela qualidade do evento, Gilson Feitosa Filho destacou o nível da cardiologia na cidade. “Não há nada que saia a termo de cardiologia no mundo que Feira de Santana não acompanhe. A cidade está muito bem representada por profissionais atualizados e não deixa a desejar para grandes centros de outros países”, destacou.
Profissionais não só da cardiologia como de diversas outras áreas da saúde participaram do evento. Entres eles a fisioterapeuta Vanessa Vital, que destacou a clareza e objetividade das palestras. “Sou intensivista e muito do que foi dito coube justamente para a minha prática. Saio bastante satisfeita”, frisou. A enfermeira Ana Verena Barros, coordenadora de pronto atendimento, não só participou como trouxe um grupo do trabalho para o evento e frisou que tudo que foi aprendido será levado para as práticas diárias. “O simpósio foi perfeito. Apresentações práticas, dinâmicas e temas muito relevantes, tanto que o auditório permaneceu lotado até o fim” observou.
Membro fundador da SBC-Feira, o médico cardiologista João de Deus valorizou a diversidade dos participantes, tanto em gerações quanto em atuação. “É fundamental essa interação do antigo com o novo. Os médicos com muita experiência profissional têm muito conhecimento a transmitir e os mais novo, muitos questionamentos. Um motiva o outro e, juntos, se harmonizam e se integram muito bem”.
Motivo para comemorar
O resultado do evento é motivo para comemorar, na avaliação do presidente da SBC Feira, Luciano Bastos. Ele afirma que foi um grande sucesso mais uma vez, com público ainda maior que a primeira edição e discussões de extrema relevância. “Foram todas tão boas e importantes, que não consigo escolher uma para destacar. Agora é nos empenharmos para continuar proporcionando eventos ricos como esse na nossa cidade”, pontuou.