“Estamos muito felizes com mais esta edição do evento em Ilhéus. É uma oportunidade única de celebrar a chegada das baleias-jubarte com a população local e promover o ecoturismo na nossa região”, destacou Alice Lima, sócia e guia da Ecosul Turismo.
Mais de 200 pessoas participaram do evento, que ofereceu uma rica programação para as famílias, destacando os trabalhos de diversas instituições que trabalham na pesquisa e conservação dos ecossistemas marinho e terrestre do sul da Bahia. “Ficamos muito felizes e honrados em abrir as portas de nossa casa para este encontro, tão importante a consolidação de Ilhéus como cidade das baleias, uma identidade regional que se alia à cultura do cacau e do chocolate, que já é nossa marca registrada”, diz Leila Borges, gerente-geral do Jardim Atlântico Beach Resort.
O dia começou com uma animada limpeza de praia organizada pelo Grupo de Amigos da Praia (GAP), que resultou na coleta de 85 kg de lixo em pouco mais de 30 minutos. O material coletado foi utilizado para criar uma impressionante cauda de baleia. “Uma das metas deste evento é sensibilizar a comunidade sobre como nossas ações diárias impactam o oceano, com as baleias-jubarte como embaixadoras da conservação”, comentou Isabel Gonçalves, coordenadora do Projeto Baleias na Serra.
O evento continuou com diversos stands que proporcionaram aos participantes um contato mais próximo com a biodiversidade regional através de atividades educativas e exibição de coleções científicas. A programação incluiu aula de surf, contação de histórias e atividades lúdicas para crianças, exibição de documentário estrelando as baleias de Ilhéus, culminando em uma relaxante aula de ioga ao som do canto das baleias.
“A baleia-jubarte é a nossa protagonista e já foi avistada nos últimos dias na costa de Ilhéus. Estamos animados e ansiosos para mais uma temporada de observação das baleias, onde cada passeio é único e especial”, afirmou Thomas Foucart, sócio e guia da Ecosul Turismo. “Agradecemos ao Jardim Atlântico Beach Resort, SEBRAE e à Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ilhéus pelo apoio, que foi fundamental para tornar este evento possível”, concluiu.
O evento foi um sucesso e reforçou a importância da conservação ambiental e do turismo de observação, celebrando a magnífica presença das baleias-jubarte nas águas de Ilhéus.