Instituto Cervantes recebe Prefeitura de Salvador em visita a Madri

  • Post category:NOTAS
No momento você está vendo Instituto Cervantes recebe Prefeitura de Salvador em visita a Madri

O Instituto Cervantes recebeu, nesta terça-feira (26), em sua sede central, localizada na cidade de Madri, capital da Espanha, uma delegação da Prefeitura de Salvador, em visita institucional que marca o fortalecimento do intercâmbio e da cooperação existentes entre a gestão municipal da capital baiana e a instituição de fomento à cultura e idioma dos países hispano falantes.

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, acompanhada do Chefe do Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura de Salvador, João Victor Queiroz da Silva Oliveira, foi recebida pelo Diretor do Institutos Cervantes no mundo, Luis García Montero. Junto a ele na comitiva anfitriã, estiveram a Chefe de Gabinete do Instituto Cervantes, Martín López-Vega, a Secretária Geral da instituição, Carmen Noguero, e a Diretora de Cultura, Raquel Caleya. 

A programação foi acompanhada também pelo Diretor do Instituto Cervantes e Salvador, Daniel Gallego Arcas, liderança que mantém ativas na capital baiana interlocuções e atividades de relacionamento entre a instituição cultural do Governo da Espanha e a Prefeitura de Salvador. A aliança mantida na Bahia proporcionou a aproximação institucional, ensejando a realização da agenda no país europeu. 

O Diretor Luis García Montero conduziu a vice-prefeita em uma apresentação formal pelas instalações do imponente e histórico edifício das Cariátides, no centro de Madri, onde funciona a sede principal do Instituto Cervantes. A visita contemplou uma passagem pela “Caixa das Letras”, espaço que funciona como uma cápsula do tempo da cultura no país. Patrimônio histórico, La Caja de las Letras guarda objetos relacionados à ciência, às artes e às letras, doados por figuras proeminentes da cultura hispânica. 

Memorando de colaboração – Durante o encontro na sede do Instituto Cervantes em Madri, estiveram presentes também representantes da Prefeitura de Motril, cidade espanhola localizada na região da Andaluzia, à beira-mar do Mediterrâneo, conhecida por possuir uma paisagem que guarda muitas semelhanças com a Bahia. 

A prefeita de Motril, Luisa Mª García Chamorro, assinou um memorando de colaboração cultural com a Prefeitura de Salvador, representada pela vice-prefeita Ana Paula Matos. Através do documento, as duas prefeituras reconhecem e formalizam suas intenções de cooperação, intercâmbio e colaboração em atividades que enriqueçam os processos de recuperação patrimonial, de processos históricos, arqueologia e preservação do patrimônio histórico industrial e cultural entre as cidades. 

“Fomentar essa conexão, já tão fértil, entre as culturas da Espanha e da Bahia é um dos objetivos da presença do Instituto Cervantes em Salvador, e nos enche de satisfação concretizar este encontro tão importante aqui em Madri. Ao longo dos anos, o Instituto Cervantes vem realizando um trabalho de colaboração com os agentes culturais locais para a realização de atividades conjuntas e para enaltecer a importância da herança cultural que nos identifica como povos”, afirmou Daniel Gallego Arcas, diretor do Instituto Cervantes Salvador.

Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispano falantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.