IX Edição da Felisquié será lançada na Academia de Letras da Bahia em Salvador

  • Post category:CULTURA
No momento você está vendo IX Edição da Felisquié será lançada na Academia de Letras da Bahia em Salvador

Na próxima terça feira, dia 29 de julho, às 18h na Academia de Letras da Bahia, no bairro de Nazaré em Salvador, será lançada a IX Edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié na Academia de Letras da Bahia, no bairro de Nazaré em Salvador.

O evento terá uma mesa literária mediada pelo jornalista e escritor Eliéser César com os seguintes temas e palestrantes: “A herança cultural da Itália na Bahia – Eduardo Sarno; “A experiência do Sersendo, como um dos Ditames da Consciência, na Itália” -Maribel Barreto; ” A União Brasil Itália através das Artes, da Cultura e da Literatura -Simone Adivincula; “As relações culturais entre os italianos e baianos” – Domingos Ailton.

A IX Edição da Felisquié vai acontecer no período de 21 a 23 de outubro em Jequié e terá como tema principal “As relações culturais entre italianos e baianos” e celebrará a contribuição dos italianos na formação de Jequié além de homenagear a memória de artistas italianos ou de descendência italiana: o memorialista Carlos Marotta; o contista Edgar Ferraro; cronista Carlos Mensitieri; o poeta Miguel Mensitieri; o pioneiro no cinema em Jequié, Andrea Leto; a escritora Zélia Gattai; o artista plástico Sante Scaldaferri; a arquitetura Lina Bo Bardi; o cineasta Geraldo Sarno; a fundadora da Associação Itália Brasil, Clélia Zuliani.

A Felisquié vai homenagear também a memória do escritor Euclides Neto no seu centenário de nascimento e os 80 anos de nascimento do cantor Raul Seixas. Já estão confirmados nomes da Itália para participar da programação oficial da Felisquié em outubro: A jornalista e escritora Antonella Rita Roscilli, a antropóloga Patrizia Giancotti, o geólogo Carmine Marotta, a jornalista Martina Marotta e o editor Nicola Bergamaschi. Escritores e pesquisadores brasileiros também já confirmaram presença, a exemplo de Sylvio Passos (referência sobre a vida e obra de Raul Seixas), Regina Luz, Paulinho Lima, Paulinho Jequié entre outros.