Conforme a imprensa espanhola noticiou hoje (28.9) a organização La Liga, responsável pelo campeonato de futebol espanhol, exigiu das autoridades policiais que investiguem e responsabilizem os envolvidos em uma campanha de assédio ao atacante brasileiro Vinícius Júnior, ocorrida dias antes do grande clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid, marcado para o domingo (29).
A campanha, disseminada nas redes sociais sob a hashtag #MetropolitanoConMascarilla (Metropolitano com máscara), incitava torcedores do Atlético a insultarem o jogador durante a partida, evitando que fossem identificados por fotos ou vídeos, o que poderia evidenciar atos de racismo.
No ano passado, diversas pessoas foram presas na Espanha por insultos racistas, incluindo ofensas direcionadas a Vinícius, que é negro.
Em comunicado oficial La Liga afirmou que não apenas apresentará uma denúncia formal, mas também solicitará a prisão imediata dos responsáveis por essa campanha, que visa incitar ações racistas e depreciativas.
Foto: CBF