Lançamento de “Nossa casa alheia”, livro escrito por Heloísa Prazeres

  • Post category:CULTURA
No momento você está vendo Lançamento de “Nossa casa alheia”, livro escrito por Heloísa Prazeres

A P55 Edição convida você para o lançamento de nossa casa alheia, livro escrito por Heloísa Prazeres, ensaísta e professora aposentada do Instituto de Letras da Universidade da Bahia (UFBA). Trata-se de uma obra poética que espelha o clássico ao contemporâneo, extraindo dos pequenos gestos o mesmo lirismo encontrado nos mitos que dão forma à civilização ocidental.

SOBRE O LIVRO 

A obra nossa casa alheia é uma seleção, dominantemente, de inéditos, fora da trilogia anterior, que enfeixou três obras autorais de poesia: Tenda acesa (2020), A vigília dos peixes (2021) e O tempos não detém a vida (2023). A obra desdobra-se em dois momentos e acolhe, no primeiro, a comunhão com o outro, como desejo ou possibilidade, que a voz lírica entrega, em forma de signo e sentimento, enriquecida pela musicalidade. A atmosfera lírica homenageia fontes fundamentais do gênero — odes sob o vigor de Eros. No segundo segmento, o livro vai na direção da percepção das possibilidades significativas da linguagem, da atração pelos opostos, das questões temporais e temas metafísicos, com predomínio de notas elegíacas.

A respeito do livro, assim falou Edilene Matos, professora, pesquisadora e acadêmica da ALB:

“Nesse livro, o corpo poético é solicitado para construir a estética das cenas. Então, a reação do corpo vem de onde sai a palavra marcada por uma arquitetura erotizada e significante. O fogo de artifício da cada sílaba faz, nesse conjunto de poemas, o texto tomar corpo e ecoar na memória sensível do leitor. A vigília dos peixes, prenhe de musical plasticidade da palavra poética, encena uma coreografia que faz ‘molhar as ideias'”.

Já Florisvaldo Mattos, escritor, jornalista, professor e membro da ALB, afirma: “Em visão essencialmente lírica, sugestiva de impressões e sensações, agradáveis ou amargas, colhidas e vividas em ocasiões e lugares diversos, que na elocução poética adquirem entonação depurada, seu poema empreende rota criativa, onde, no correr de versos curtos e na arquitetura das estrofes, pensamentos e imagens alusivas a ocorrências se unem a uma linguagem de palavras contidas, sem excessivo apuro formal, que em leve caudal desemboca na emoção, justo o que aguardam leitores”.

RESUMO
O quê: lançamento do livro “nossa casa alheia” 
Autora: Heloísa Prazeres
Editora: P55 Edição
Data: 4 de setembro, quarta-feira, às 17h 
Local: Academia de Letras da Bahia, Av. Joana Angélica, n. 198, Nazaré, Salvador (BA) 
Observação: haverá um coquetel de lançamento com recital 
Preço do livro: R$ 50,00