Em sua busca por defender Nicolás Maduro e a Venezuela, Lula se irritou ao ser questionado de novo sobre o tema e acabou dizendo que o conceito de democracia é relativo.
A afirmação do chefe foi criticada até dentro do Palácio do Planalto. Assessores classificaram a fala de “amarga”, “uma tristeza” e “totalmente equivocada”.
Os auxiliares avaliam que Lula precisa tomar cuidado ao querer defender a todo custo o regime da Venezuela, mas ninguém tem coragem de falar diretamente com o presidente.
Lula acaba indo contra tudo o que ele falou durante a sua campanha no ano passado, quando acusava Bolsonaro de fingir ser um democrata.
Pior, segundo assessores, não combina com quem sofreu um atentado golpistas no início do seu mandato.
A frase gerou mal-estar dentro da sua equipe, apesar de alguns destacarem que ele defendeu a democracia. “Mas o que acaba tendo destaque é ele falar que a democracia é relativa, quando não é”, comentou um auxiliar.
Lula se mostrou visivelmente irritado ao ser indagado sobre a democracia na Venezuela mais uma vez.
“O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Gosto de democracia porque a democracia me fez chegar à Presidência pela terceira vez. Por isso, gosto de democracia e a exerço na sua plenitude”, afirmou Lula à Rádio Gaúcha ao ser questionado se havia democracia na Venezuela.
Segundo aliados do presidente, a sua tese é totalmente equivocada e dá munição para seus adversários.
Do G1