Maioria dos brasileiros é contra a anistia aos envolvidos nos ataques de 8/1

No momento você está vendo Maioria dos brasileiros é contra a anistia aos envolvidos nos ataques de 8/1

A nova pesquisa Quaest, divulgada no domingo (6), mostra que 56% dos brasileiros são contrários à anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2022, enquanto 34% defendem que o grupo seja solto (ou porque a prisão nem deveria ter ocorrido, ou porque já está preso há tempo demais). O restante (10%) não sabia ou não respondeu.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, considerou as respostas das 2.004 pessoas entrevistadas, entre 27 e 31/03. O nível de confiabilidade é de 95% , e a margem de erro, de 2 pontos.

O que pensam os eleitores de Bolsonaro? E os de Lula?

A pesquisa revela que, entre quem votou no então candidato Lula no 2º turno das eleições de 2022, 77% acreditam que os envolvidos nos ataques devem continuar presos por mais tempo e cumprirem suas penas. Entre os eleitores de Bolsonaro, o índice é de 32%; e no grupo de quem não votou ou votou branco/nulo, de 53%.

A defesa à anistia é manifestada por:

15% de quem votou em Lula;
61% de quem votou em Bolsonaro;
31% de quem não foi votar ou votou branco/nulo.

O que os brasileiros pensam sobre o envolvimento de Bolsonaro nos ataques?
Em relação à pesquisa de dezembro de 2024, não houve oscilação nos índices relativos à participação de Bolsonaro no planejamento dos ataques: 49% dos brasileiros continuam acreditando que o ex-presidente participou da tentativa de golpe, enquanto 35% dizem que não.
Do g1