O vice-presidente da Tribuna da Bahia, advogado e empresário Marcelo Sacramento de Araújo, foi agraciado na noite do dia 20 com a Medalha Thomé de Souza, em sessão solene, realizada na Câmara Municipal de Salvador (CMS). A honraria foi proposta pelo vereador Duda Sanches, presidente do União Brasil na capital baiana, que, pouco antes do início da cerimônia que lotou o plenário Cosme de Farias, destacou as valiosas contribuições do homenageado para a cidade de Salvador.
“Marcelo é um grande mobilizador social”, ressaltou o vereador, citando o envolvimento de Sacramento com as mais diversas associações, além de suas experiências como jornalista, deputado, comodoro do Yacht Clube da Bahia e como Cônsul da República do Benin, com atuação aproximando Salvador da sua raiz mais forte na África. “Ele sempre buscou unir pessoas, fazer com que Salvador se retroalimentasse de informações e essas mobilizações, com certeza, levaram a nossa cidade a outros patamares”, completou Sanches.
A Medalha Thomé de Souza foi aprovada na Câmara de Vereadores por unanimidade. Vale destacar que a cerimônia da noite de ontem reuniu dezenas de personalidades e autoridades públicas. “Talvez essa tenha sido a medalha mais prestigiada que já tivemos, para Marcelo Sacramento, esse grande cidadão de Salvador”, emendou o vereador Duda Sanches.
Emocionado, o homenageado da noite agradeceu a honraria e informou qual a inspiração para o seu discurso. “Ele foi pensado para mostrar para a Câmara de Vareadores, que muito me orgulhou com essa comenda, e para os meus amigos, o quanto é significativo, o quanto a minha vida tem a ver com Salvador, o quanto eu estou feliz hoje”, disse.
Sacramento, que atua na iniciativa privada nos ramos da educação, comunicação, filtragem e tratamento de água e efluentes e alimentos e bebidas, revelou a sua felicidade. “Receber a Medalha Thomé de Souza mexe com o seu coração, mexe com a minha vida, porque eu vivo intensamente em Salvador, nos meus 60 anos de vida que eu completei neste mês. Vivo intensamente Salvador em todos os detalhes, em todas as suas nuances, em vários segmentos, eu procuro estar inserido e procuro conviver e aprender todos os dias com a minha cidade, então essa medalha, de fato, ela me comove, me completa”, afirmou.
Compuseram a mesa da sessão solene, além do vereador Duda Sanches e de Marcelo Sacramento, o deputado estadual Alan Sanches, representando a Assembleia Legislativa da Bahia; o desembargador do Tribunal de Justiça, Baltazar Miranda; o vice-almirante Antonio Carlos Cambra, Comandante do 2° Distrito Naval; o presidente da Tribuna da Bahia, Walter Pinheiro; o diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, representante da Prefeitura de Salvador; o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joacir Góes; o presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcante; o diretor superintende do Sebrae, Jorge Khoury; o deputado estadual, Eduardo Salles; o Cônsul da República da Guatemala, Glicério Lemos de Santana; e o Cônsul honorário de Portugal, Moacyr Andrade.
Com a Tribuna da Bahia/Foto: Reginaldo Ipê