“Mas, e o que é um Cucuruto?” Peça será apresentada dia 24

  • Post category:CULTURA
No momento você está vendo “Mas, e o que é um Cucuruto?” Peça será apresentada dia 24

“Mas, e o que é um Cucuruto?” é mais que um espetáculo teatral; é uma experiência imersiva para as infâncias, concebida para semear a consciência ambiental e a valorização do brincar.
O espetáculo narra a jornada de um coelhinho, inicialmente teimoso e egoísta, que não gosta da chuva. Ele faz um pedido para que a chuva pare no mundo, e quando seu desejo, de fato é atendido, uma grande seca se espalha pela floresta, prejudicando todos os animais e plantas. Seus amigos – a galinha, o pato e o macaco – tentam fazê-lo entender a importância da chuva, mas é só quando a floresta definha que o coelho entende e se arrepende. Ele então busca ajuda da Mamãe do Céu e de Santa Pedrina, que, de forma mágica e divertida, o ensinam sobre o ciclo da água e a importância vital da chuva para a humanidade.
A peça explora de forma lúdica temas cruciais como a preservação da natureza, a relevância da chuva para os ecossistemas, sustentabilidade e reciclagem. Além disso, aborda questões contemporâneas como o uso excessivo de telas e celulares e o impacto dos agrotóxicos, incentivando o brincar coletivo e a imaginação. O vocabulário das crianças é expandido de maneira contextualizada, introduzindo novas palavras ao longo da narrativa.
O texto é dinâmico e interativo. O Coelhinho é o protagonista que passa por uma jornada de aprendizado e transformação. Seus amigos, a Galinha, o Pato e o Macaco, atuam como vozes da razão e guias em sua jornada. A Mamãe do Céu e Santa Pedrina são figuras lúdicas e oniscientes que representam a sabedoria da natureza. A narrativa possui momentos de clímax e resolução, permeada por canções originais animadas executadas com uma maestrina ao vivo e coreografias contagiantes.
A trilha sonora original é executada ao vivo e composta por músicas envolventes e educativas, algumas utilizando elementos sonoros produzidos a partir de materiais reciclados, reforçando a temática da sustentabilidade. A cenografia é um destaque: grande parte da construção, é feita com materiais reciclados como papelão, garrafas PET, papéis usados e plásticos, demonstrando que a arte pode ser aliada à consciência ambiental.

Ficha Técnica
Direção: Rodrigo Queiroz.
Assistência de Direção: Laíra Alves.
Elenco: Bárbara Laís, Igor Bispo, Jessica Andrade, Laíra Alves, Meire Ellen, Rodrigo Queiroz e Salete Saraiva.
Figurino: Luciana Orrico
Arranjos e trilha sonora original: Paola Dalva Kaká
Composição musical: Rodrigo Queiroz
Mixagem musical: Igor Bispo
Coreografias: Rodrigo Queiroz e Igor Bispo
Concepção de Cenário: Coletivo
Montagem: Coletivo
Produção: Meire Ellen, Laíra Alves, Rodrigo Queiroz, Igor Bispo e Jessica Andrade.
Mídia e redes sociais: Jessica Andrade, Laíra Alves e Rodrigo Queiroz.
Fotografia: Diney Araújo
Maquiagem: Coletivo
Iluminação: Maria Carla Santos
Arte e design: Igor Bispo
Intérprete de LIBRAS: Marcelo Miranda

Espetáculo “Mas, e o que é um Cucuruto?”

Datas: 24, 25 e 26 de abril

Horário: 15:00h

Local: Cineteatro 2 de Julho

Preços: Inteira R$ 40,00 / Meia R$ 20,00

Vendas através do Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-mas-e-o-que-e-um-cucuruto/3332407