A Maternidade Professor José Maria de Magalhães, em Salvador, está entre as instituições que vão receber o Prêmio Proteção Brasil 2023, durante o 6º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). A maternidade, administrada pelo Instituto de Gestão Humanizado (IGH), levou a melhor avaliação na categoria de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG) examinou, neste mês de julho, o case “A CIPA na prevenção do assédio no ambiente de trabalho” e classificou a maternidade para receber a honraria.
Para concorrer ao prêmio, as instituições devem comprovar o envolvimento da liderança com a saúde e segurança do trabalho (SST), não ter registrado acidentes graves no ano anterior, possuir gestão e indicadores eficazes de SST e demonstrar ações voltadas para a melhoria do ambiente do trabalho na empresa e para com a sociedade.
A diretora da Maternidade José Maria, Daniela Matos explica que há uma atenção focada e minuciosa para garantir que as ações sejam eficazes. “Quando falamos de segurança, estamos falando de valores, de comprometimento e de envolvimento, fatores que valorizamos em nossa unidade de saúde e, que estamos com fiscalização intensifica sobre as medidas adotadas. Essa premiação reafirma, mais uma vez, que estamos no caminho certo com as ações preventivas em saúde e segurança do trabalho”.
Para o diretor assistencial corporativo do IGH, Gustavo Guimarães, o reconhecimento inédito estimula os profissionais envolvidos a desempenhar mais esforços para manter a qualidade nas práticas de segurança. “É uma satisfação sermos contemplados com essa premiação, isso é resultado de um total zelo com as medidas de saúde implementadas e no monitoramento dessas ações. Incentivamos os seus colaboradores a adotar um estilo de vida sadio e trabalhamos com foco na promoção da saúde. É nosso dever zelar pela saúde de todos que passam pela nossa unidade e a segurança é um valor que está incorporado na cultura do IGH”, conclui.