Meta deixará de verificar fatos

No momento você está vendo Meta deixará de verificar fatos

A Meta, empresa responsável pelo Instagram e Facebook, anunciou nesta terça-feira (7) o encerramento de seu programa de verificação de fatos, inicialmente nos Estados Unidos.

A partir de agora, a empresa adotará o sistema de “notas de comunidade”, em que os próprios usuários poderão corrigir e contextualizar publicações — um recurso semelhante ao implementado pelo X, rede social de Elon Musk.

O anúncio foi feito pelo presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, que criticou a abordagem anterior. Ele afirmou que os verificadores externos de fatos “se mostraram politicamente tendenciosos, gerando mais desconfiança do que confiança”.

Zuckerberg reconheceu que, com o fim da verificação por terceiros, “menos conteúdos problemáticos serão identificados”. Contudo, ele destacou que essa mudança também reduzirá o número de postagens e contas de usuários inocentes removidas por engano.

Em um vídeo publicado no Instagram, Zuckerberg mencionou ainda que a empresa está aberta a colaborar com Donald Trump, que assumirá a presidência dos Estados Unidos no próximo dia 20.