O auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB) será palco, na tarde desta quarta-feira (26), do lançamento de “Os comunistas estão chegando”, novo livro do jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, Emiliano José. A obra reconstrói, por meio de relatos e documentos, o cotidiano de jornalistas baianos durante a Ditadura Militar, a partir de informações produzidas por um infiltrado do regime nas redações.
Publicado pela EDUFBA, o livro reúne mais de 600 páginas de memórias, perfis e episódios vividos por 18 jornalistas contemporâneos de Emiliano José. “São figuras extraordinárias da história do jornalismo baiano. Não é um trabalho exatamente acadêmico, e sim uma grande reportagem, na qual busquei perseguir a trajetória desses companheiros e revelar suas experiências no fazer jornalístico”, afirma o autor.
A capa apresenta uma fotografia emblemática: o repórter Manoel Porto em uma coletiva com o líder comunista Luiz Carlos Prestes, com o próprio Emiliano ao fundo — uma imagem que sintetiza a atmosfera política e jornalística da época.
O lançamento dialoga com uma produção mais ampla do autor sobre memória, imprensa e ditadura. Emiliano já publicou diversos textos e livros no âmbito da série #MemóriasJornalismoEmiliano, iniciada em 2019 nas redes sociais. “É uma literatura que transita entre a revelação do terror da ditadura e a beleza da atuação dos jornalistas. Também revisito parte do que desenvolvi no mestrado e no doutorado, ao tratar das mazelas e desafios do jornalismo brasileiro”, explica.
Mais do que recuperar episódios do passado, “Os comunistas estão chegando” busca lançar luz sobre dilemas atuais da imprensa, especialmente na relação entre jornalismo, política e poder. O evento no MAB, portanto, deve servir não apenas como resgate histórico, mas como reflexão necessária para o presente.
Emiliano, um dos mais importantes jornalistas baianos, tem 16 livros publicados, sendo o mais famoso Lamarca, o Capitão da Guerrilha. Na sua nova obra estão diversos colegas, a exemplo de Jadson Oliveira, Alex Ferraz, José de Jesus Barreto, Quintino de Carvalho, Césio Oliveira, Gustavo Falcon, Aécio Pamponet, Oldack Miranda, Othon Jambeiro, João Carlos Teixeira Gomes e Sóstrates Gentil.
Com sites – Foto: Divulgação – Mídias Sociais

