Neste domingo, duas ativistas ambientais protagonizaram um incidente ao atirar sopa no vidro de proteção que resguarda a “Mona Lisa”, ao mesmo tempo em que clamavam por um sistema alimentar mais sustentável. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível observar as mulheres ultrapassando uma barreira de segurança do Museu do Louvre, em Paris para se aproximar da icônica obra de Leonardo da Vinci e lançar a sopa contra o vidro de proteção.
As ativistas questionavam em alta voz: “O que é mais importante? A arte ou o direito a uma alimentação saudável e sustentável?” Elas expressaram preocupação com o estado do sistema agrícola, ressaltando que os agricultores estão enfrentando desafios graves em seu trabalho, chegando a afirmar que alguns estão perdendo a vida no exercício de suas atividades.
Diante do ocorrido, os funcionários do Louvre reagiram colocando painéis pretos na frente da “Mona Lisa” e solicitando a evacuação da sala pelos visitantes. A polícia de Paris informou que duas pessoas foram detidas após o incidente, conforme relato da Associated Press.
No site do Food Riposte, grupo responsável pelo ataque à pintura, é mencionado que o governo francês está descumprindo seus compromissos climáticos. O grupo insta as autoridades a garantirem o acesso das pessoas a alimentos saudáveis e a proporcionarem aos agricultores uma renda digna.