Netanyahu dissolve Gabinete de Guerra

No momento você está vendo Netanyahu dissolve Gabinete de Guerra

Netanyahu, primeiro-ministro de Israel decidiu dissolver o gabinete de guerra, criado após o ataque do Hamas em 7 de outubro, segundo a imprensa loca. O gabinete servia principalmente para consultas sobre questões delicadas relacionadas ao conflito na Faixa de Gaza.

A imprensa israelense divulgou a notícia, especificando que Benjamin Netanyahu anunciou a dissolução do gabinete de guerra durante uma reunião do gabinete de segurança política do Executivo.

“O gabinete foi um acordo de coligação com Gantz a seu pedido. Uma vez que Gantz saiu, já não há necessidade de o ter”, disse Netanyahu, citado pelo The Jerusalem Post.

Com isso, o primeiro-ministro de Israel descarta a formação de um novo gabinete de guerra com a participação dos líderes dos partidos da coligação no poder, uma proposta dos ministros de extrema-direita Bezalel Smotrich e Itamar Ben Gvir, responsáveis pelas pastas das Finanças e da Segurança Nacional, respectivamente.

De acordo com a imprensa israelense, espera-se agora que Netanyahu tome decisões críticas sobre a guerra em reuniões convocadas conforme necessário, buscando apenas a aprovação do gabinete de segurança, sem a participação de Ben Gvir.