No comando do bloco Os Mascarados, Margareth Menezes convida os cantores Gerônimo e Karinah

  • Post category:CULTURA
No momento você está vendo No comando do bloco Os Mascarados, Margareth Menezes convida os cantores Gerônimo e Karinah

O bloco Os Mascarados atendeu aos pedidos de seus milhares de foliões e traz de volta a cantora que tem o DNA do bloco para comandar o desfile no Carnaval 2026. Após dois anos se apresentando como artista homenageada, a cantora e compositora Margareth Menezes retorna à frente do trio elétrico, tendo como convidados os cantores Gerônimo Santana e Karinah que farão participações especiais ao longo do percurso Barra-Ondina.
Sob a comando dos reis, os atores Silvério Pereira e Maria Marighella, o bloco Os Mascarados convida os foliões a vestirem suas fantasias para desfilar no bloco mais plural da folia de Salvador. Desde sua criação, em 1999, o bloco sai às ruas na tradicional quinta-feira de folia, dia 12 de fevereiro, às 20h, no Circuito Dodô.
Esse ano, Os Mascarados contam com o patrocínio da Bahiagás e do Governo da Bahia. A realização é da Pau Viola Cultura e Entretenimento e da Foco Educação, Cultura e Entretenimento.
“O bloco Os Mascarados resgatou a alegoria no Carnaval. São 27 anos de história, e ano que vem completo 40 anos de carreira, e o Carnaval faz parte de tudo isso. É um dos espaços em que aprendi a exercitar minha profissão. Sou uma artista que venho do palco, sei fazer o Carnaval e tenho a minha colaboração em toda essa arquitetura que hoje se vê na avenida”, afirma Margareth Menezes.
À frente do trio, a artista baiana preserva o estilo diferenciado que consolidou a identidade do bloco, combinando sucessos de sua carreira e de outros artistas com clássicos do Carnaval. Além do hino Noite dos Mascarados, de Chico Buarque, o repertório inclui canções como Canto da Massa, Faraó, Elegibô, Dandalunda, Toté de Maianga, Alegria da Cidade, Passe em Casa, Selei e Me Abraça e Me Beija, entre outras.
Convidada por Margareth Menezes, a cantora Karinah celebra a participação no desfile dos Mascarados em sua estreia no Carnaval de Salvador. “Salvador tem sido minha segunda casa. Estou muito feliz por participar dos Mascarados ao lado da nossa querida Maga, com quem já tive a alegria de dividir o palco em outra oportunidade. Vai ser incrível”, afirma a sambista curitibana.
Rei dos Mascarados em 2016, o cantor Gerônimo também comemorou o convite. Suas composições sempre estiveram presentes no repertório de Margareth Menezes, como É D’Oxum, parceria com Vevé Calasans. “É maravilhoso participar mais uma vez do bloco. Recebi o convite de Margareth Menezes e isso me deixou muito feliz. É um encontro bonito com a história e a energia do Carnaval da Bahia”, comentou.
Reis
O ator cearense Silvério Pereira e a atriz e presidenta da Funarte, Maria Marighella, serão coroados reis do Bloco Os Mascarados no Carnaval 2026. Os dois receberão a faixa e a coroa no trio elétrico, em frente ao Farol da Barra, antes do início do desfile.
“São 27 anos do bloco Os Mascarados, em Salvador, e eu só posso dizer que estou muito honrado de ter recebido o convite para ser rei dessa celebração. E o melhor, ser coroado ao lado da maravilhosa Maria Marighela, de quem eu tenho muito respeito. Sei da importância desse bloco, que sai sem corda, que é super democrático e recebe todo mundo muito bem. É aí que me sinto mais à vontade de fazer parte dessa festa. Obrigado aos Mascarados, estarei aí com toda a minha energia e todo o meu axé”, promete Silvério Pereira.
Já Maria Marighella comenta sobre a importância de ser a Rainha dos Mascarados. “É celebrar a festa daqueles e daquelas que serão protagonistas das ruas. Sujeitos da sua vida, da vida coletiva. Levantamos cordas, desafiamos obstáculos, propondo outras paisagens, outros movimentos, danças, ritmos. Portanto, essa foliã, fã que integra a banda e o bonde de Margareth, hoje se conecta a essa festa com honra, alegria, mas sobretudo com a responsabilidade de quem sabe o que é o Carnaval da Bahia”.
Ao longo da trajetória do bloco, a galeria da realeza vem recebendo nomes conhecidos do meio artístico e cultural, entre eles, Mãeana, Bem Gil, Nanda Costa, Lanh Lanh, Fátima Mendonça, Chico Diáz, Flora Gil, Preta Gil, Astrid Fontenelle, Luís Miranda, José Simão, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Rita Batista, Licia Fabio, Zebrinha, Maurício Magalhães, Adriane Galisteu, Fabio Lago, Isabel Filardis e Paulo Borges.
O bloco
A expectativa é de que, com o retorno de Margareth Menezes, o bloco amplie ainda mais o número de seguidores, impulsionado pela euforia dos foliões e fãs da Diva absoluta do bloco. Como acontece todos os anos uma grande invasão de fantasiados ocupará o circuito vestidos de enfermeiras, super-heróis, freiras, drag queens, guerreiros, príncipes, princesas, cosplays, bruxas, fadas, arlequins, pierrôs e personagens do universo político e das artes.
As campanhas de conscientização sobre o uso de preservativos e prevenção a ISTs, bem como de combate à violência contra a mulher, sempre estiveram presentes nos desfiles e eventos do bloco. As ações sociais sempre foram abraçadas pelas diretoras Paula Resende, Selma Calabrich e Jaqueline Azevedo, mulheres que, em um universo historicamente masculino, conquistaram respeito e reconhecimento pela força e determinação para colocar na rua um dos blocos mais emblemáticos do Carnaval de Salvador.
Os Mascarados é um bloco Pipoca que reúne um público diverso, alegre e democrático, formado por pessoas de todas as idades e classes sociais, que celebram o Carnaval como espaço de liberdade, fantasia e expressão cultural, valorizando a música baiana, a ocupação das ruas e o encontro entre tradição e contemporaneidade.
Há quase três décadas Os Mascarados fazem diferença em meio aos milhares de abadás que tomam conta dos circuitos da folia. Bloco gratuito, construiu uma trajetória marcada pelo resgate da alegria e da forma lúdica de brincar o Carnaval fantasiado, consolidando-se como um dos esperados do Carnaval de Salvador.
O bloco nasceu do apelo popular e a partir de um convite da Prefeitura Municipal de Salvador para integrar as comemorações dos 450 anos da cidade. A proposta era apresentar um formato diferente de desfile, inspirado nas alegorias dos antigos carnavais. Já na primeira edição, foi um sucesso absoluto e, desde então, a cada ano conquista um número cada vez maior de foliões. No bloco, todos são reis e rainhas: é possível ser super-herói ou vilão, personagem político, do universo HQ ou figuras do cotidiano. A regra é vestir a fantasia e celebrar a liberdade de brincar no Carnaval.
SERVIÇO

BLOCO OS MASCARADOS 2026
DATA: 12/02 (QUINTA-FEIRA)
CONCENTRAÇÃO: 19H ALTURA DO HOSPITAL ESPANHOL
SAÍDA: 20H
ATRAÇÕES: MARGARETH MENEZES E PARTICIPAÇÕES DE GERÔNIMO SANTANA E KARINAH\

Foto: Divulgação