Equipe da UPA de Alagoinhas recebe treinamento de Suporte Básico e Avançado de Vida

         



Os profissionais da unidade de pronto atendimento (UPA) de Santa Terezinha, em Alagoinhas receberam treinamento para as atualizações de BLS (sigla para Suporte Básico de Vida - Suporte Básico de Vida) e ACLS (sigla para Suporte Avançado de Vida Cardiovascular). As capacitações, que aconteceram em parceria com a Faculdade de Medicina Estácio e com o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do município, fazem parte do cronograma da UPA.

 

De acordo com a coordenadora de enfermagem da UPA, Karine Moraes, os treinamentos de atualização das novas diretrizes 2020, embasadas pela American Heart Association, serão realizados no laboratório de simulação realística. “Os cursos são de extrema relevância para profissionais da UPA e de grande diferencial para a equipe, contribuindo para uma assistência de qualidade”, conta ela.

 

O médico emergencista Walbert Alcoforado – que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoinhas e Salvador – e o enfermeiro socorrista e emergencista Rogério Dourado – coordenador do NEU-Alagoinhas – são os palestrantes dos cursos BLS e ACLS. A atividade tem carga horária de 8 horas.

 

Upa de Santa Terezinha

 

Inaugurada em 29 de abril deste ano, a Upa de Santa Terezinha é a única unidade de complexidade intermediária da cidade de Alagoinhas, a 118 km de Salvador. É administrada pelo Instituto 2 de Julho e, devido à emergência sanitária desencadeada pela Covid-19, já começou a funcionar com exclusividade para pacientes com suspeita e / ou confirmação da doença.