Noviças Rebeldes é opção de lazer para o final de semana

         



As divertidas freirinhas super stars da comédia musical Noviças Rebeldes, vividas pelos atores da Cia Baiana de Patifaria, com direção de Wolf Maya, estão online aos sábados às 20h em curta temporada, num show beneficente dançando, do balé clássico ao sapateado, ritmos que passeiam do xaxado e do chorinho à música de carnaval, embalando as estórias de cada uma das cinco freiras da Irmandade de Salue Marie. No elenco, os atores: Lelo Filho, Wilson de Santos, Diogo Lopes Filho, Beto Mettig e Fernando Marinho. A versão apresentada pela plataforma Sympla/Zoom foi gravada em 1997, no Teatro dos Quatro, Rio de Janeiro.

Desde que a pandemia fechou os teatros ao redor do mundo, artistas em todo planeta têm tentado novas formas de se comunicar com suas plateias. Com 33 anos de trajetória e sem poder se apresentar presencialmente, em julho 2020, a Cia Baiana de Patifaria se lançou no universo da transmissão digital de algumas das oito montagens de seu repertório. Tudo começou com Fora da Ordem transmitida online ao vivo, seguida de Siricotico e A Bofetada em versões gravadas.

Chegou a vez do formato digital de Noviças Rebeldes, versão brasileira para a comédia musical da Broadway, "Nunsense", do americano Dan Goggin, que estreou com a Cia Baiana, em Salvador em 1995, traduzida por Flavio Marinho e sob direção de Wolf Maya, um dos maiores nomes do teatro musical no Brasil.

Com mais de 5.000 montagens em 53 países e 26 diferentes idiomas, a versão da Cia Baiana de Patifaria foi a primeira montagem no mundo com elenco totalmente masculino, se tornando um grande sucesso da trupe durante mais de três anos (1995/1998), com apresentações em 33 cidades do Brasil e uma temporada de 2 semanas no circuito off Broadway em Nova Iorque (1997), com comentários no New York Times e revistas especializadas americanas.

Noviças Rebeldes conta a estória de cinco freirinhas da Irmandade de Salue Marie que ao retornarem de um bingo em outro convento, encontram outras 52 freiras com as caras enfiadas nos pratos de sopa, vítimas de botulismo já que a cozinheira da Irmandade usou legumes enlatados vencidos. Descobrem, então, que o caixa do convento foi desfalcado pela Madre Superiora e que só dispõem de recursos para o funeral de apenas 48 freirinhas, deixando as outras num freezer. O desafio se dá, quando decidem realizar um show beneficente para arrecadar dinheiro e enterrar as 4 freiras restantes. São inúmeros os imprevistos e improvisos em quase 2 horas de um espetáculo repleto de diversão e belo visual.

A Cia Baiana de Patifaria realizou mais de 600 apresentações de Noviças Rebeldes em três diferentes montagens (1995/2005/2017) com diferentes elencos, sempre dirigidos por Wolf Maya, conquistando plateias que somam mais de 350.000 espectadores.

Serviço e Ficha Técnica resumida:

Cia Baiana de Patifaria em Noviças Rebeldes - Ano 1997 - Musical Gravado em 1997 no teatro dos Quatro, RJ.

Texto: Dan Goggin

Direção: Wolf Maya

Tradução: Flavio Marinho

Direção Musical: Sérgio Souto

Assistente de Direção: Beth Rangel

Elenco: Lelo Filho, Wilson de Santos, Diogo Lopes Filho, Beto Mettig e Fernando Marinho.

Transmissão: ZOOM.

Ingressos: SYMPLA.

Legendas e Transmissão: Fernando Bitencourt

AOS SÁBADOS ÀS 20h - CURTA TEMPORADA

Produção Versão Digital 2020
Da Tribuna/Foto: Marcio Lima/Divulgação