Trump: impeachment é aprovado pela Câmara

         



O processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi aceito na Câmara americana nesta quarta-feira (13/01). Com 231 a 192 votos, agora o pedido segue para o Senado.

Com isso Trump se tornou o primeiro presidente norte-americano da história a sofrer dois impeachments – o primero foi em dezembro de 2019, e não passou pelo Senado. Desta vez, ele é acusado de incitar a violência (incitação à insurreição) que resultou na invasão do Capitólio na semana passada.

Nos Estados Unidos, a aprovação do impeachment já é o indiciamento. Ou seja, o presidente já é considerado impichado. O processo segue para o Senado, para o afastamento do presidente.

Diferentemente do Brasil, a remoção definitiva só ocorre caso o processo seja aprovado também pelo Senado.

Da primeira vez, nenhum republicano votou a favor do impeachment do presidente. Agora, 10 votaram pela decisão.

Primeiro Impeachment

Em dezembro de 2019, Donald Trump teve seu primeiro impeachment aprovado pela Câmara norte-americana por obstrução do Congresso (229 votos a 198) e abuso de poder (230 votos a 197), fazendo dele o terceiro presidente na história dos Estados Unidos a sofrer o processo.

O primeiro processo foi motivado pela pressão de Trump sobre o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski. Em um telefonema ao ucraniano, em julho de 2019, o republicano pediu investigação sobre o democrata Joe Biden e o filho dele, Hunter.