Pilão Arcado Pilão Arcado tem o maior programa de pavimentação urbana da região

         



A quase 790 quilômetros de Salvador, uma das quatro cidades no norte da Bahia na margem esquerda do Rio São Francisco, com estimados 35 mil habitantes, com extensão territorial de mais de 11 mil quilômetros quadrados, o sexto município em extensão territorial da Bahia, Pilão Arcado, sobrevive com a pesca, caprinovinocultura, pecuária e incipiente apicultura.

As dificuldades, comuns aos municípios do interior do Nordeste situados no semiárido, em Pilão Arcado se avolumam em razão de seu solo arenoso.

Pavimenta Pilão

Orgeto Bastos dos Santos, o atual prefeito, eleito em fevereiro de 2020, reeleito em 15 de novembro, tem se esforçado para ouvir as demandas das comunidades; colocou para funcionar postos de saúde, atendimento odontológico, equipou e modernizou o hospital municipal e, apesar da pandemia, que travou o desenvolvimento, conseguiu manter um programa de pavimentação na sede do município que, percentualmente, não tem paralelo com nenhuma outra cidade da região.

“Em extensão, só Juazeiro, com quem nem podemos nos comparar;” – diz Orgeto Bastos – “Tem um programa de pavimentação como estamos realizando em Pilão Arcado”.

A partir de abril de 2020, com mais de 3 milhões de reais já aplicados, o Programa Pavimenta Pilão, já mudou a vida de moradores dos bairros Farofa, São Francisco, Loteamento Piauí e está em andamento no Bairro Dom Thomaz. Foram 33 ruas, mais de 8 quilômetros de pavimentação, com recursos próprios, em bairros que sofriam com as chuvas, falta de saneamento e a poeira.

“Só conseguimos obter financiamento através da Caixa para um quilometro de pavimentação” - diz o Prefeito e completa dizendo que vai manter o Programa Pavimenta Pilão até o fim deste mandato: “Em 2024 nossa meta e ter todos os bairros pavimentados e sedes das maiores localidades do interior”

“Hoje ser pilão-arcadense é motivo de orgulho” – conclui Orgeto Bastos – “A cidade está ficando muito melhor para se viver e o cidadão sabe que o dinheiro da prefeitura está sendo bem aplicado em serviços públicos que melhoram a vida da população”