Prefeita apresenta metas do mandato e conclama vereadores a unir forças no enfrentamento da pandemia

         



“Muito importante esse momento de abertura do espaço democrático. Legislativo e Executivo trabalhando com independência, autonomia, respeito e acima de tudo buscando cumprir o compromisso com o povo, garantindo melhoria da qualidade de vida para toda a população”, enfatizou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, na abertura da 15ª Legislatura da Câmara de Lauro de Freitas, na quarta-feira (3).

A sessão solene, realizada na quadra da Escola Municipal Dois de Julho, no bairro de Itinga, abriu os trabalhos dos vereadores e vereadoras eleitos para o exercício 2021/2024.

Moema fez um relato detalhado das ações da gestão no enfrentamento da pandemia, e o esforço para salvar vidas. O município, que se tornou referência no combate ao coronavirus, foi o primeiro da RMS a montar uma estrutura de triagem dos pacientes sintomáticos no PA Santo Amaro de Ipitanga e a criar uma coordenação das ações. Lauro também foi pioneira na implantação da busca ativa de casos - presencial e por telefone -, da testagem rápida em todos os bairros da cidade e mostrou agilidade na vacinação.

A prefeita de Lauro de Freitas destacou ainda as grandes obras estruturantes que estão em execução no município como a macrodrenagem do Rio Ipitanga/Joanes e do Canal da Mário Epinghaus, esgotamento sanitário, pavimentação de ruas, além da entrega de equipamentos de saúde e esportivos, bem como a manutenção de políticas sociais.

Depois de ressaltar a importância do apoio da Câmara aos projetos de interesse da população, a gestora apresentou metas que fazem parte do seu Plano de Governo. A licitação de tablets com internet para estudantes e professores, que vão auxiliar nas aulas remotas, é um exemplo das suas ações para o quarto mandato. “Aqui é o momento oportuno para fazer relato de tudo o que foi feito e o que pretendemos fazer”, disse.

No seu discurso a prefeita fez um apelo ao Governo federal. “Espero que em 2021 possamos continuar com todas as parcerias. Desejo um bom ano para nossa cidade e aproveito para fazer um apelo ao Governo Federal para que mande mais e mais vacinas, suficientes para imunizar toda a nossa população”, concluiu.

Moema encerrou seu pronunciamento com um minuto de silêncio em homenagem aos 153 moradores de Lauro de Freitas que tiveram suas vidas ceifadas pela Covid-19.

A presidente da Câmara, Naide Brito, ressaltou que o trabalho dos vereadores vem sendo feito desde o dia em que foram eleitos. “Estamos aqui para contribuir com tudo que for de interesse do povo. A grande pauta é a questão da saúde, na busca da vacinação plena, mas a casa vai pautar todos os projetos oriundos dos vereadores que falem sobre a economia, geração de emprego, infraestrutura e outros”. Segundo a presidente, a primeira sessão ordinária da Câmara será realizada na próxima quarta-feira (10) de maneira remota.