Valorização da estética negra ilustrada na Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil

         



Rodas de conversa, mesas literárias, contação de histórias, apresentações culturais e diversas atividades de valorização do da valorização do universo negro vão compor a 1ª edição da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil. O evento acontece entre os dias 30 de março e 1º de abril, de forma virtual, a ser transmitido das 9h às 19h, por meio das redes sociais e do canal do YouTube do evento.

Entre os destaques está a "Oficina de Ilustração e Desenho", da educadora e designer Tamires Lima. A atividade busca tratar questões de identidade e promover a valorização da estética e da corporeidade de matriz africana dos cabelos crespos para maior autoestima das crianças.

A oficina terá como base o livro "Tóim, cadê você?", de autoria da própria Tamires Lima, que é mestre em Desenho e Cultura. Apresentando um universo lúdico, com a contação de história com ilustrações e desenhos, a ação tem como objetivo expressar a beleza dos cabelos crespos.

Sobre Tamires Lima

Tamires Lima é designer, mestre em Desenho e Cultura e ama seu trabalho como ilustradora e professora na Ufba. O gosto pela leitura veio cedinho e sempre gostou de desenhar histórias. É autora do livro "Tóim, cadê você?", sobre a valorização do cabelo crespo, e Fabrincando que ensina a fazer brinquedos populares. Esses livros geraram oficinas em escolas e trocas lindas entre culturas no México e em Moçambique através de editais culturais. Suas ilustrações são feitas artesanalmente e digitalmente, dependendo da história e da mistura da vez.

Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil

A festa literária gratuita, que vai reunir escritores, artistas, educadores, pais, crianças e adolescentes, tem o intuito de promover a difusão da literatura e da leitura infantojuvenil, com obras com protagonismo negro, e bate-papos acerca da formação da identidade e desenvolvimento da autoestima da criança e adolescente negro.

Com tradução simultânea em libras, o evento on-line, contará com rodas de conversa e mesas literárias, contação de histórias, atividades lúdicas, apresentações culturais de artes integradas, oficinas, encontro com autor, lançamento de livros, feira de livros e brinquedos afirmativos.

Com realização da EdCarlão Eventos, com a autoria e produção executiva de Cris Santana e a curadoria de Mazé Lúcio, Cássia Valle e Carol Adesewa, o evento busca democratizar o acesso aos livros de literatura negra infantil, despertar o gosto pela leitura do público alvo, incentivar a diversidade, além de fortalecer a cadeia criativa em torno da literatura do segmento.

A festa literária conta ainda com apoio financeiro do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Agenda

O que: Primeira edição da Arte e Identidade, Festa de Arte e Literatura Negra InfantoJuvenil
Onde: Transmitido pelas redes sociais e canal do youtube do evento
Quando: 30 de março a 1º de abril
Horário: das 9h às 19h
Quanto: Gratuito.

Redes Sociais

 

Assessoria de comunicação