CLN atinge marco de 1000 dias sem acidentes

         



Dois anos e nove meses. Quanto uma vida pode mudar nesse tempo? Para a família de alguém que é vítima de um acidente de trabalho, essa mudança pode acontecer do dia para a noite. De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2018 a Bahia registrou um total de 17,5 mil acidentes de trabalho, sendo 34% (6 mil) apenas em Salvador. 
 
Nesse contexto, a Concessionária Litoral Norte (CLN) avança no sentido contrário. A empresa atingiu o marco de 1000 dias (2 anos e 9 meses) sem acidentes envolvendo seus funcionários. Um marco que, para Bruno Lemos, Técnico de Segurança da CLN, reflete o comprometimento de todos os colaboradores com a segurança. Para ele, este ano a expectativa é atingir a marca de 3 anos sem acidentes. 
 
A CLN vem conseguindo zerar as ocorrências e manter o ambiente de trabalho seguro, através da conscientização de seus colaboradores, que seguem tomando precauções para reduzir as chances de alguma ocorrência, através da percepção de riscos. “A questão de segurança é cultural. O programa é baseado no comportamento humano e na motivação das pessoas a cuidarem de si, do outro e se deixarem cuidar”, ressalta Bruno.     

  

Prevenção    

Para isso, a concessionária através do Programa Atitude Segura Sempre - que foi desenvolvido com foco na melhoria dos processos e na qualidade de vida do trabalhador. O programa é composto por seis pilares: ver, ouvir, parar, verificar, registrar e cuidar.    

 

Logo quando é admitido, o trabalhador precisa passar por um Treinamento de Integração de Saúde e Segurança Ocupacional, cujo intuito é treiná-lo para ter as percepções de risco. Reconhecer quais são os perigos e riscos das atividades, assim como as medidas de controle para preveni-los.  
 

As medidas de controle seguem uma sequência hierárquica: eliminação, substituição, controle de engenharia, finalização, alerta ou controle administrativo, e EPIs. Tudo para evitar a eliminação ou limitar a exposição do trabalhador. Todo colaborador também tem o dever e autonomia para avaliar qualquer situação de risco e orientar no objetivo de evitá-la.    
 

Além dos treinamentos, a CLN também realiza atividades periodicamente, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que aconteceu entre os dias 23 e 27 de novembro do ano passado. A programação trouxe uma série de palestras e lives com foco no autocuidado. 

 
Todas as ações são baseadas nas chaves de excelência da Concessionária Litoral Norte, sendo a primeira delas segurança do trabalho. Seguido por cortesia, parceria e eficiência.    

 

  

Sobre a CLN         

 

A Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa Invepar Rodovias, administra a rodovia BA-099, que compreende a Estrada do Coco (a partir do km 7,7) e a Linha Verde, conectando Lauro de Freitas até a divisa dos estados da Bahia e de Sergipe, com extensão total de 217km, entre 183km de rodovias e 35km de vias de acesso. A concessionária presta serviço para o Governo da Bahia e é fiscalizada e regulamentada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia. Atualmente, a empresa gera cerca de 400 empregos diretos e indiretos e já repassou mais de R$ 26 milhões em impostos para os municípios da região.