Parlamentar baiano cobra celeridade da vacinação contra Covid-19 para barrar colapso do sistema de saúde no Brasil

         



O deputado federal Alex Santana (PDT/BA) cobra mais celeridade da gestão federal para avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo país. De acordo com o parlamentar, a situação epidemiológica é crítica e somente a imunização em massa pode conter o aumento dos casos da doença.

“A taxa de contágio e o número de óbitos em todo o Brasil tem crescido numa velocidade em que o sistema de saúde não vai suportar. A única saída para resolver o colapso geral das redes de assistência é a oferta da vacinação em massa. A gestão federal precisa tornar o processo de imunização mais célere com a aquisição mais robusta de doses”, afirmou o deputado baiano.

Alex Santana defendeu ainda que para agilizar a vacinação dos brasileiros, estados e municípios podem ter autonomia para aquisição dos insumos diretamente com os laboratórios fabricantes.

“Caso o Ministério da Saúde tenha dificuldade para a aquisição ágil e numa quantidade significativa que possa proteger um grande número de pessoas no país, é preciso dar autonomia para que estados, municípios possam se organizar individualmente ou em consórcios para buscar as doses junto aos fabricantes. O que não podemos deixar é que as pessoas continuem morrendo todos os dias porque ainda não foram vacinadas”, defendeu.