"Levantar a bandeira da mulher é dever de todos", diz Ireuda Silva

         



Em sua primeira coluna mensal publicada no "Nexo Jornal", no último sábado (13), a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), conclamou toda a sociedade a encampar a luta em defesa da vida da mulher. No texto, a republicana aponta que os índices de feminicídio e violência doméstica cresceram em 2020, aprofundando as desigualdades já existentes.

"Levantar a bandeira da mulher é dever de todos. Os homens precisam ser aliados na luta, uma vez que é por causa deles que existe a desigualdade de gênero. Para que isso seja viável, o poder público tem papel fundamental na elaboração de políticas que vão de punições mais rigorosas até disseminação de informações. Aqui na capital baiana, lançamos a campanha "Meu corpo não é sua fantasia", que passou por todos os circuitos do Carnaval alertando para o assédio sexual e a violência contra a mulher. Em 2021, o projeto foi realizado de forma online, considerando a pandemia do novo coronavírus. Neste ano, estamos com a campanha "Marias, salvem suas vidas!", com foco específico no feminicídio", diz, no artigo.

Ireuda também ressalta que "iniciativas como essa devem perdurar o ano todo, atuando no cotidiano das pessoas, promovendo a reflexão e a solidariedade. No ano passado, o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos deflagrou mundialmente o movimento "Vidas negras importam". Agora, mais do que nunca, surge a necessidade de encamparmos um movimento permanente pelas vidas femininas", acrescentou.

A coluna da vereadora Ireuda Silva no Nexo tem periodicidade mensal. Ela também indica "5 livros para refletir sobre racismo e machismo" na seção "Estante" do site.